Marcinho lembra que prazo para doações ao Rio Grande do Sul foi estendido até 22 de maio

Marcinho lembra que prazo para doações ao Rio Grande do Sul foi estendido até 22 de maio

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 07/05/2024

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (Republicanos), lembra a comunidade que o prazo para entrega de donativos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foi prorrogado até o dia 22 de maio. No momento, pede-se prioridade a doação de velas e lanternas, uma vez que diversas localidades do estado estão sem energia elétrica. “Ainda, dá tempo de ajudar. O prazo para envio de donativos foi estendido até o próximo dia 22. A prioridade maior, no momento, é o envio de velas e lanternas, pela falta de energia elétrica. O povo pinhaiense sempre tem aderido a diversas campanhas de solidariedade e, com essa, não tem sido diferente. Parabenizo a todos que estão ajudando, mesmo que com o mínimo que possam. E convido aos que ainda não ajudaram com algum donativo que ajudem, se possível. Toda ajuda é bem-vinda. A Defesa Civil e a Guarda estão com pontos de coleta . É importante que os doadores separem os donativos em sacos plásticos com o tipo de doação descrita na embalagem, para facilitar a categorização e distribuição. Para as roupas e calçados, é importante a descrição do tamanho e se é masculina, feminina ou infantil. Isso facilita muito a identificação e distribuição, agilizando o processo”, pontuou.

 

Endereços para entrega de donativos

As doações podem ser entregues na sede da Guarda Municipal, na Rua América do Sul, 742, Centro, próximo ao Terminal Metropolitano. Ou na sede da Defesa Civil do município, no Parque das Águas, na Rua João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada da Graciosa. Das 8 horas às 17 horas. Os donativos serão recolhidos junto com o Corpo de Bombeiros e enviados à Corporação no Rio Grande do Sul.

 

André de Paula agradece importante obra na Rua Genoveva Forlepa, no Pineville

O vereador André de Paula (PSD) frisou, no Grande Expediente, que, sobre a ajuda ao Rio Grande do Sul, não deve haver partido político. “A força -tarefa é unânime. As pessoas estão se mobilizando para ajudar. Estenderam as mãos para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Peço à comunidade que ajude, procurando um dos pontos de coleta em nosso município. Já fiz minha doação e recomendo”, frisou.

O vereador ainda comentou sobre obra na rua Genoveva Forlepa, no Pineville, que visitou, recentemente. ”Está sendo feito o asfalto sobre os antigos paralelepípedos, a pedido dos moradores. Esta via é importante por que será feita uma obra no final, de ligação com a Avenida Castelo Branco. Uma ponte será construída. A avenida pavimentada irá até a Graciosa, vai passar ao lado do Alphaville. Enfim, vai ficar uma obra excelente. Nosso município está se transformando numa metrópole. Esse pedido de obra saiu do nosso gabinete. Agradeço a Secretaria de Obras, na pessoa do secretário Mário Stier, e do diretor Sapinho, especialmente“, enalteceu.

 

Ensino de Direito nas escolas

Nas Explicações Pessoais, André de Paula disse que encomendou estudo para elaboração de projeto de lei que prevê o ensino de disciplinas de Direito nas escolas municipais. “No ano retrasado, apresentei um projeto para ensino de Direito a alunos das escolas municipais. Mas, infelizmente, não prosperou. Em breve, deverei apresentar projeto de lei aperfeiçoado pela minha homenageada de hoje, a Tainá. É muito importante que os estudantes contem com conhecimentos básicos de Direito. Entender e conhecer a legislação é algo muito útil e proveitoso. Já temos lei semelhante em municípios como São José dos Pinhais e, também, em algumas escolas estaduais daqui de Pinhais estão sendo ministradas essas aulas”, defendeu.

 

Tomé alerta sobre demanda por trabalho conjunto preventivo no combate a novas catástrofes climática

O vereador Tomé (PDT) expressou solidariedade ao povo gaúcho pela tragédia climática, lembrando que, também, é preciso trabalhar com prevenção a desastres ambientais. “Temos de ajudar muito na questão emergencial, mas, ir além, com ações preventivas concretas. Projetos de grande porte a nível federal, estadual. Possivelmente, o PAC, do governo federal, possa atuar nessa questão, com obras estruturais de prevenção. Projetos que tragam soluções. Senão, a vida inteira vamos enxugar gelo. Novas tragédias poderão vir. No Rio Grande do Sul, em setembro do ano passado, já houve enchentes. Pinhais também precisa se prevenir. Somos banhados por três rios. Não estamos livres, se um imenso volume de chuvas cair aqui, no nível do Rio Grande do Sul. O poder público, em todas as esferas, precisa trabalhar pensando no futuro, e não somente no momento. Isso evitará perdas em vidas e perdas econômicas. Peço aos grandes representantes no poder público que trabalhem conjuntamente para evitar ou minimizar novas tragédias“, alertou.

 

Filho afirma que Pinhais não é o Rio com suas milícias e que trabalha para todos os bairros

O vereador Filho (Republicanos) defendeu, nas Explicações Pessoais, requerimento de sua autoria para instalação de lombadas nas ruas Edilei de Lima Godói e Genoveva Forlepa. “Todo pedido que faço sobre lombadas é muito bem embasado no Código Brasileiro de Trânsito. Tenho acompanhado e estudado a legislação de trânsito desde seu início, em 1997. Em janeiro de 1998, o Código entrou em vigor e, desde então, estudo e acompanho seu desenvolvimento. O Artigo 94, na Resolução 600 de 2016, fala sobre as justificativas para a instalação de lombadas, que devem levar segurança e tranquilidade a pedestres, em especial. Eu fui aos locais onde pedi lombadas e averiguei a demanda local. A comunidade precisa de mais segurança a pedestres, crianças, pessoas com deficiência, idosos, nestas vias. Há vereador que fica enciumado quando falo do Pineville. Aqui, não é o Rio de Janeiro, que tem milícias nas comunidades. Posso visitar e levar obra onde eu quiser, em Pinhais. E sempre visito e trabalho para todos os bairros. Para a Rua Genoveva Forlepa, fiz novo pedido. Tem vereador que orientou o plenário da Casa para não aprovar meu pedido de lombada. Porém, meu requerimento é muito bem embasado no Código de Trânsito. E raramente faço requerimentos, somente, quando muito necessários, como estes”, salientou, sem citar o nome do vereador ao qual se dirigia na tribuna.

 

Vereador Carlinhos do Eliza parabeniza Prefeitura de Pinhais, Correios e a todos que estão ajudando o Rio Grande do Sul

O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) parabenizou a prefeita Rosa Maria, a Guarda Municipal e a Defesa Civil pela ação solidária em favor do Rio Grande do Sul. Bem como os Correios, que está recebendo doações sem cobrar taxa de envio. ”Parabéns pela atitude linda. A Prefeitura, junto com a Defesa Civil e a Guarda Municipal, abriram pontos de coleta de doações de alimentos, itens de higiene pessoal, água, roupas, calçados e outros para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os Correios também estão mobilizados. Parabenizo, ainda, os comerciantes, igrejas e outras entidades que estão coletando e enviando doações. É muito bom ver o povo brasileiro ajudando. É o que podemos fazer, no momento. Não vamos parar com as doações, até que o estado seja reconstruído”, elogiou.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress