O presidente do Poder Legislativo de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), dá as boas-vindas a todos os vereadores e servidores na volta do recesso parlamentar, quando as sessões em plenário ordinárias retornam, todas as terças-feiras. Contudo, o parlamentar lembra que o Poder Legislativo continuou atuante, com todos os vereadores trabalhando durante o recesso.
“A Câmara continuou aberta, com todos os gabinetes funcionando e os vereadores trabalhando. Inclusive, tivemos, em janeiro, a realização de duas sessões extraordinárias quando votamos projetos sobre ampliação no número de vagas do quadro de pessoal do Pinhais Previdência, o reajuste salarial dos servidores do Poder Legislativo, uma alteração de artigo da Lei Orçamentária Anual de 2022 e outros. E, ao longo do ano, teremos muito trabalho pela frente, há muitas obras em andamento, obras em escolas municipais, de trânsito, de infraestrutura. Nós, vereadores, além de legislar e fiscalizar, desenvolvemos um trabalho fundamental que é feito através de pedidos e requerimentos que ajudam, orientam a Prefeitura a melhor atender a população, qualificando obras e serviços, indo diretamente a pontos específicos, detalhes, trazidos pela comunidade. Esperamos continuar contando com a colaboração da comunidade, sempre trazendo as demandas aos gabinetes e pelas redes sociais. O povo vem cobrar os vereadores e nós é quem terminamos por estabelecer um canal de comunicação mais assertivo com a Prefeitura. Desejo a todos um ótimo ano de muito trabalho e parceria pela cidade”, destacou.
Vice-prefeita Rosa Maria elogia parceria e pede apoio dos vereadores em campanha de imunização infantil contra a Covid-19
A vice-prefeita Rosa Maria (Republicanos), convidada a Mesa-Diretora nesta primeira sessão ordinária de 2022, discursou ao término dos trabalhos agradecendo a parceria com o Poder Legislativo e enaltecendo o empenho de todos os vereadores em fiscalizar e auxiliar, com pedidos e requerimentos, o bom andamento da gestão. ”Observei, hoje, a preocupação de cada vereador na busca de melhorias em mobilidade urbana, meio ambiente, a demanda do Parque Palmital, enfim, em todas as áreas. Sobre o Parque, há tratativas com o Governo do Estado, realmente. Temos trabalhado bastante em todas as áreas, lembrando que há o período de gestar os projetos e, depois, o período de encaminhar as ordens de serviço”, pontuou.
Rosa Maria destacou o orgulho do Poder Executivo em contar com 3 mil servidores, muitos deles, em cargos e funções de tomada de decisões. ”É uma alegria contar com servidores que trabalham muito, sendo que vários deles tomam decisões. E, realmente o trabalho integrado de secretários faz toda a diferença. A prefeita Marli sempre tem dito que nossa missão é atender bem a comunidade. E, para isso, temos de ser honestos e dizer ‘não’ quando não é possível, no momento. Estou aqui para agradecer a parceria com a Casa, que é muito firme, com todos unidos em torno do mesmo objetivo que é servir a comunidade. É muito legal sair às ruas e ouvir elogios da comunidade, como temos ouvido sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19. Na população adulta, alcançamos a imunização quase total. Contudo, a imunização das crianças está abaixo do esperado. Os vereadores detêm um papel importantíssimo nesta campanha. Peço a colaboração de todos para o esclarecimento e incentivo a vacinação das crianças de 5 a 11 anos”, pediu.
Rosa encerrou desejando um ano muito produtivo no Legislativo, fazendo a diferença na vida da população. ”Somos realizadores dos sonhos da população a partir da viabilização de obras, serviços e instalação de equipamentos públicos que representam o atendimento de demandas da comunidade. Estamos trabalhando muito, fazendo a nossa parte, mas, sabemos que é preciso fazer mais, sempre”, encerrou.
Fernando Santos faz severas críticas a vereador de Curitiba que invadiu culto católico na capital
Na primeira sessão ordinária do ano, realizada na terça-feira (08/02), na Câmara Municipal de Pinhais, o vereador Fernando Santos criticou severamente o comportamento do vereador Renato Freitas, do PT de Curitiba, pela invasão, no último dia 5, de um culto em igreja católica na capital para protestar contra o assassinato do congolês Moise. ”O que o vereador e sua quadrilha de militantes fizeram foi crime, conforme prevê o Código Penal. Interromperam o culto, xingando os presentes e o padre de fascistas, racistas. E o crime nem teve motivação racial, tanto que os próprios assassinos também são negros. Se fosse um loiro de olhos azuis na mesma situação também teria sido morto. A mídia lacradora que quer fazer acreditarmos que se trata de um crime de racismo. Este vereador de Curitiba envergonha a classe dos vereadores. Cometeu um ato infame, e não foi a primeira vez que arranja confusão. Parabéns aos vereadores de Curitiba que já acionaram o Conselho de Ética”, colocou.
Vereador Tomé sugere união de esforços para trazer programas habitacionais a Pinhais
O vereador Tomé sugeriu em seu discurso a união de esforços para trazer programas habitacionais a Pinhais, em parcerias com a Cohapar e o Governo Federal, inclusive, pediu o apoio do deputado federal Luizão Goulart. ”É muito importante trazermos mais possibilidades de programas habitacionais à população de baixa renda a fim de suprir o déficit habitacional”, sugeriu.
Outro pedido foi por agilidade nos processos de regularização fundiária no município. ”Sabemos que a Prefeitura tem trabalhado muito para agilizar as regularizações. Mas, reforço a lembrança do quanto é importante a essas famílias que obtenham a regularização de seus imóveis o quanto antes, pois, isso transforma a condição desses moradores para muito melhor”, pediu.