O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), convida a população para participar da audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a ser realizada no próximo dia 27, às 18h30, no Cenforpe. “Será discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023. Essa legislação é muito importante porque estabelece as diretrizes para a elaboração e execução do Orçamento Municipal de cada ano. E o mais importante é que, em Pinhais, a comunidade pode e deve participar com sugestões para seu bairro ou a cidade toda, em áreas como infraestrutura, saúde, educação, assistência social, esporte, cultura. Até o dia 22 de abril, o povo pôde enviar suas sugestões à Prefeitura através do site. Não é todo município que abre espaço para uma gestão participativa. Na audiência, serão abordadas as sugestões recebidas. Depois, daqui a alguns meses, a Casa deverá apreciar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Esta será uma das legislações imprescindíveis que votaremos aqui na Casa, juntamente com a Lei Orçamentária Anual, a LOA, e o Plano Plurianual – PPA, elaborado e votado de quatro em quatro anos. A Câmara Municipal de Pinhais tem o compromisso de analisar, debater e aprovar ou não as leis relativas ao orçamento municipal com muita seriedade, sempre pautada em apoiar a gestão no que se refere a políticas públicas boas para a população e o desenvolvimento municipal. Além de haver a prerrogativa dos vereadores de colaborar com o orçamento mediante apresentação de emendas ao orçamento. A expectativa é a de que, para 2023, o orçamento aperfeiçoe sua capacidade de atender as mais variadas e desafiadoras demandas do povo, sempre buscando a economia de recursos junto à qualidade nos serviços, a eficiência e a eficácia. Ficamos felizes em ouvir a população, levando em consideração suas sugestões, pois, somente assim, constrói-se uma cidade de gestão participativa, fortalecendo a democracia e a cidadania”, explica.
Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário agradece Secretaria de Obras por requerimento prontamente atendido
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário agradeceu a Secretaria de Obras pelo atendimento a seu requerimento. O município conta com quebra-molas e travessias elevadas que estão causando transtornos e pancadas nos veículos. ”Pedimos um ajuste nos quebra -molas, a fim de que os veículos não sofram solavancos, ocasionando danos e estragos. Há riscos de o município ter de arcar com as despesas do conserto, inclusive. O Denatran tem regulamentação sobre as medidas dos quebra-molas a fim de que se tornem adequados aos veículos. Na lombada da Jacob Macanhan, hoje, mesmo, a Secretaria foi fazer a correção. E deverá corrigir os demais, nos próximos dias. É muito bom sermos atendidos prontamente. São pedidos da comunidade e agradecemos a agilidade de toda a equipe da Secretaria“, agradeceu.
Travessia na linha férrea
Na travessia elevada da linha férrea, o município fechou a passagem que havia por ser irregular. ”Mas, foram cavadas duas valetas, dificultando a passagem de pedestres, cadeirantes e ciclistas. Relatamos o problema ao secretário Mario Stier, que nos disse que irá conversar com a empresa Rumo, para dentro das normativas fazer a passagem de nível com sinalização, a fim de evitar acidentes“, continuou.
O vereador ainda elogiou a revitalização nos canteiros centrais das avenidas Porto Belo e Porto Alegre, no Alto Tarumã. ”Estão cuidando da grama, construindo pista de caminhada. O município tem trabalhado com muita responsabilidade. Acompanho o orçamento, e verifico como tem sido executado com muita responsabilidade. Fico feliz de ver os resultados e agradeço a todas as secretarias por sempre atenderem meus requerimentos”, reconheceu.
Vereador Carlinhos do Eliza avisa sobre blitze preventivas da Guarda e PM
O vereador Carlinhos do Eliza explanou na tribuna sobre as blitze preventivas da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar a serem realizadas no município durante três dias. ”As blitze têm o objetivo de prevenção à criminalidade e também serão feitas em outros municípios como Colombo e Piraquara. É um trabalho que visa trazer mais segurança a comerciantes, moradores, e a população em geral”, explanou.
Morte de Carlos Simões
Carlinhos também comentou sobre o falecimento do ex-vereador e ex-deputado Carlos Simões, decorrente de um acidente de carro na BR 116. ”Lamento muito a morte do Carlos Simões, que fez muito por Curitiba e o Paraná. Como radialista, também, ajudava muita gente, sempre conseguindo muita assistência às pessoas que pediam ajuda em seu programa de rádio, que transmitia da Praça Rui Barbosa, em Curitiba. Eu, mesmo, ganhei um walkman de seu programa de rádio, quando adolescente. Não tinha dinheiro para comprar e fiquei muito contente. Essa boa lembrança marcou minha memória. Ele era líder de audiência, ajudando o povo com cadeiras de rodas, colchões, óculos, dentaduras, fraldas. Já aposentado da política, morava em seu sítio quando sofreu o acidente, ao fazer um contorno na BR no trajeto para Curitiba”, lamentou.