O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), convida a comunidade para participar dos Fóruns Comunitários para Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município, que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano está promovendo nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16, sempre a partir das 18:30h. Os encontros são exclusivamente online, pela plataforma Google Meet. “Cada dia será exclusivo para moradores de uma regional. É muito importante que os moradores participem, pois, é a partir desses debates e sugestões colocadas que o novo Plano Diretor será elaborado, com validade para os próximos dez anos. O objetivo é elaborar um Plano Diretor com uma perspectiva inovadora, contemplando o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento econômico e humano, garantindo mais qualidade de vida a todos”, destacou.
Ainda segundo Marcinho, a prefeitura quer ouvir a comunidade, suas necessidades e reivindicações. “Esta é a melhor forma de se promover uma democracia realmente participativa, que esteja sintonizada ao que a comunidade precisa. Nada melhor que os moradores do próprio bairro para saber quais os problemas e necessidades de sua região. Assim, é fundamental que o cidadão participe. Uma empresa contratada irá mediar os debates, que contarão com grupos específicos para cada tema, a exemplo de uso do solo, desenvolvimento econômico, mobilidade, habitação, meio ambiente e saneamento. Serão escolhidos um representante de cada grupo para apresentar aos demais grupos os pontos debatidos. A empresa contratada para mediar as discussões também fará uma síntese do que foi debatido para uma apresentação final na segunda audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Pinhais. Participem, pois, uma cidade se desenvolve melhor quando ouve o que seus moradores têm a dizer e toma decisões com base nas reivindicações de seus habitantes”, convida o presidente do Poder Legislativo Municipal.
Para maiores informações, consulte o endereço eletrônico www.planodiretorpinhais.com.br ou envie um email para planodiretor@pinhais.pr.gov.br.
“Maior responsável por descontrole da pandemia é o presidente Bolsonaro”, lamenta vereador Binga
O vereador Binga (Cidadania) lamentou os constrangimentos diplomáticos do Brasil que causaram dificuldades na compra de vacinas e insumos, junto a países como China, Estados Unidos e outros. “Lamentável que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tenha sido tão equivocado e que isso tenha contribuído para o atraso na compra das vacinas. Enquanto isso, vamos assistindo as mortes aumentarem. É de chorar, a nossa situação. Somente depois do Lula voltar a ser elegível, pelas mãos do STF, é que o presidente começou a correr atrás do prejuízo, trocando seis ministros e indo atrás de mais vacinas. Mas, quantas famílias já foram destruídas e quantas mais teremos até imunizar a maioria da população?”, lamentou.
Vacinação
Binga também comentou sobre o trabalho dos servidores dos CRAS, que têm atendido muitas famílias atingidas pela Covid-19. “Que estes servidores estejam entre os grupos prioritários na vacinação, também. Os servidores dos CRAS têm atendido muitas famílias que perderam familiares para a Covid-19. E sabemos que frequentemente mais de uma pessoa da mesma família costuma ser infectada. São servidores que também estão atuando na linha de frente”, defendeu.
O vereador ainda observou que, numa época em que tantas mortes estão ocorrendo ao mesmo tempo, foi providencial a luta no passado por um cemitério e um crematório no município. “Eu, o Tieco, o Zezinho e o Polaco do Pérola, abraçamos essa luta por um cemitério no município, no passado, aqui na Casa. Imaginem se não tivéssemos um cemitério no município. Também aprovamos um crematório municipal. Foi providencial termos pensado nisso lá atrás”, lembrou.
Quanto ao fechamento do comércio, Binga reiterou que não há como os estabelecimentos se manterem fechados em todos os dias úteis. Binga pontuou a necessidade de todos intensificarem os cuidados para evitar o contágio, lembrando que a Covid-19 tem matado pessoas mais jovens, de 40, 50 anos. “Peço a todos que se cuidem muito. Mas, não é o comércio o principal local de contágio. Fizemos requerimento sobre o problema do transporte coletivo superlotado e também há o problema das baladas e festas. Estes dois tipos de locais têm uma grande responsabilidade pelas contaminações. Mas, o maior culpado é o presidente da República, que sempre foi contra o uso de máscaras, que sempre incentivou as aglomerações, que se enrolou pra comprar vacinas. Temos perdido pessoas muito próximas a nós pela demora nas vacinas, a exemplo do radialista Aloísio. Quantas pessoas teriam sido salvas se mais vacinas tivessem chegado antes?”, questionou.