O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (Republicanos), comemora o bicampeonato de Pinhais em Sustentabilidade, a nível nacional, no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 “Especial Evolução”. O município, pelo segundo ano consecutivo, conquistou o 1º lugar no pilar Sustentabilidade, entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Além de tricampeã na etapa estadual do Prêmio, também, na categoria Sustentabilidade, Pinhais classificou-se para a etapa nacional cuja cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (1º de julho), em Brasília. “É com muita alegria que a gestão recebe mais esse reconhecimento. O Prêmio Band Cidades Excelentes é realizado em parceria com o Instituto Áquila, que trabalha com uma série de indicadores de boa gestão. Neste ano, o Prêmio chega a sua quarta edição e que foi denominada “Especial Evolução”, pois, avaliou cada município brasileiro ao longo dos quatro anos de mandato da gestão do Poder Executivo. As premiações foram entregues com base nos que mantiveram ou melhoraram os indicadores no período. Nosso município ter recebido este reconhecimento aponta que o conjunto de ações realizadas em quatro anos está gerando bons resultados. Tem sido um esforço coletivo para executar boas práticas, projetos e programas que envolvam a Sustentabilidade em diversas áreas da gestão, desde o cuidado com nossos quatro rios, passando pela coleta seletiva de lixo até a educação ambiental nas escolas, entre muitas outras ações e medidas”, pontua o vereador Marcinho.
Filho aborda dificuldades em contratar médicos para UPA e defende solução a partir de Projeto de Lei no Congresso Nacional
O vereador Filho (Republicanos), também, deu sua réplica às indagações do vereador Joãozinho Ribeiro sobre as “obras aceleradas” da gestão, ao discursar nas Explicações Pessoais. “O vereador Joãozinho reclama que suas emendas são em razão da Prefeitura não fazer obras, mas, quanto às obras que estão sendo feitas, diz que são eleitoreiras. O senhor precisa se explicar aos seus eleitores se quer que o município tenha obras ou não”, questionou. O parlamentar acrescenta que a gestão tem cumprido o plano de governo dentro de um orçamento aprovado em 2023. “A prefeita tem distribuído o orçamento de forma adequada e justa, gastando os recursos com eficiência“, esclareceu.
Sobre obras que estão paradas, explicou que se tratam de situações em que empreiteiras licitadas abandonaram os trabalhos. “As empreiteiras assumem as obras, mas não conseguem finalizar por dificuldades delas, mesmo”, explicou.
Médicos na UPA
A contratação de mais médicos para a UPA 24 horas tem sido outro desafio para a gestão, explanou. ”Conversei com a prefeita sobre a contratação de mais médicos. Ela me disse que tem sido muito difícil encontrar médicos que queriam trabalhar em UPAs. Médicos pediatras não têm demonstrado interesse em trabalhar na UPA. Aliás, aproveito para falar de uma legislação que gostaria de ver o Congresso Nacional aprovando. Trata-se da obrigatoriedade aos recém-formados em Medicina pelas universidades públicas de trabalharem por, pelo menos, cinco anos, no SUS. Os médicos se formam em universidades públicas, bancadas por recursos públicos, e depois, não querem trabalhar no SUS. Sendo que a sociedade é quem banca as universidades, que custam caro aos cofres públicos. Mas os recém-formados não querem oferecer uma contrapartida à sociedade por meio do atendimento ao cidadão mais humilde que depende do SUS. Porém, todo cidadão, desde o mais humilde, é contribuinte, paga impostos que bancam as universidades“, sugeriu.
Radialista Joãozinho Ribeiro questiona se estaria sofrendo retaliação da Casa por fiscalizar o Poder Executivo
Nas Explicações Pessoais, o vereador Radialista Joãozinho Ribeiro (União) disse que vai providenciar medidas legais contra o parecer contrário da Comissão de Finanças da Casa a emendas ao Orçamento de sua autoria. ”Respeito o parecer da Comissão, mas, não aceito. Vou providenciar as medidas legais cabíveis”, disse.
Acrescentou que, uma das prerrogativas do vereador é a apresentação de emendas ao Orçamento. Bem como legislar e fiscalizar o Poder Executivo. “Será que estou sofrendo retaliação por estar cumprindo meu papel de fiscalizador do Poder Executivo?“, questionou.
Calçadão
O parlamentar complementou lembrando que os vereadores Binga e Arnaldo disseram que já estão incluídas no plano de governo. “Realmente, quero lembrar que a Marli Paulino e a Rosa Maria apresentaram um plano de governo com 55 propostas. E a proposta 31 é o calçadão em toda extensão da Avenida Jacob Macanhan. Uma obra que ainda não foi feita“, lembrou.
Joãozinho, ainda, questionou se a Prefeitura não estaria executando muitas obras rapidamente por serem “eleitoreiras“. “Enquanto o Velódromo está parado, há obras sendo feitas muito rapidamente. Não seriam obras eleitoreiras, pela velocidade muito grande?”, questionou.
Binga responde que “obras aceleradas” são por conta do dinamismo da Prefeita
O vereador Binga (Cidadania), nas Explicações Pessoais, respondeu ao vereador Joãozinho Ribeiro quanto aos questionamentos sobre “obras aceleradas”. “Essa é a tendência da gestão. Contaremos com obras cada vez mais aceleradas, uma vez que a prefeita é de um dinamismo, de uma capacidade de trabalho, incrível. Aprovamos financiamento de R$300 milhões para isso, mesmo. Para que o município se tornasse um canteiro de obras aceleradas em todos os bairros. A prefeita é dinâmica, e o município vem passando por uma transformação positiva. Em tanto tempo que estou aqui, uma das minhas maiores felicidades, por exemplo, tem sido ver o hospital sendo construído, com as UTIs que tanto falei durante anos”, comentou.