Para dar as boas vindas aos novos médicos que começam a atuar em Pinhais por meio da reposição do programa Mais Médicos, na manhã de quinta-feira (2), a prefeita Marli Paulino, acompanhada da vice-prefeita Rosa Maria, e da secretária municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, esteve reunida com os novos profissionais no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os médicos generalistas atuarão nas equipes de estratégia saúde da família nas Unidades de Saúde do município.
A prefeita Marli falou da sua felicidade em conseguir repor os profissionais do Mais Médicos, “um programa muito importante para a nossa comunidade. Destaco ainda o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Saúde, composta por pessoas competentes e comprometidas com as suas tarefas que, conduzidas pela secretária Adriane, têm o mesmo objetivo da nossa administração que é trabalhar com muito amor e dedicação em prol da nossa comunidade. Sejam bem vindos e temos a certeza que a missão em bem atender os nossos cidadãos também é a visão de vocês”.
“Destaco o empenho da equipe da Secretaria de Saúde, que dá segurança à administração de que o trabalho é realizado. Formada por uma equipe extremamente profissionalizada e super comprometida, sempre atenta em atender da melhor forma possível os anseios dos nossos cidadãos. O momento é muito difícil para todos, mas a saúde pública em Pinhais faz o enfrentamento possível. Ficamos muito felizes em nossa equipe estar fortalecida com a presença de vocês”, disse a vice-prefeita Rosa Maria.
“Pinhais aderiu ao programa Mais Médico em 2013 com a disponibilidade de 13 profissionais que atuavam nas equipes de Saúde da Família nas nossas unidades”, lembra a secretária de Saúde, Adriane Jorge. “A partir de 2018 não tivemos reposição dos médicos que saíram e, em 2019, tivemos a informação de que Pinhais não estaria mais contemplada no programa por estar classificada em município da região metropolitana”.
A secretária explica ainda que, em função da pandemia, o Ministério da Saúde reconsiderou a decisão e houve a possibilidade de preenchimento das vagas “em aberto” para atuação na Atenção Básica, o que foi possível o preenchimento de seis vagas das sete vagas disponíveis. “A importância destes profissionais no atendimento de pacientes que apresentam sintomas leves da Covid-19 é fundamental”, finaliza a secretária.
Também participaram do encontro dos novos médicos a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Viviane Maysa Tomazoni, e a servidora Valdirene Pacheco, que atua em apoio às Unidades de Saúde.