Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Pinhais realiza a 10ª edição do Mutirão de Saúde. A ação, prevista na programação do aniversário de 32 anos do município, é conduzida pela Secretaria de Saúde e visa reduzir a fila de espera por atendimentos especializados. No total, mais de 38 mil pacientes já foram beneficiados por meio da iniciativa.
“O impacto dos mutirões é sempre positivo, pois conseguimos ofertar atendimentos, consultas e exames em diversas áreas. Temos obtido resultados satisfatórios ao promover tratamento em tempo hábil às necessidades dos nossos usuários”, explica a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.
Um presente para a população
Na oportunidade, a prefeita Rosa Maria enalteceu o mutirão. “O Mutirão tem dado muito certo na nossa cidade, é mais um presente para a nossa população neste mês de aniversário. Esta ação está prevista em nosso plano de governo e a vemos como uma maneira de oportunizar para a nossa população o acesso às especialidades. Com isso, reduzimos o tempo de espera por estas demandas e promovemos o tratamento adequado aos nossos munícipes”, destacou.
Especialidades disponíveis
Nesta edição, estão disponíveis aos pacientes já agendados consultas das seguintes especialidades: oftalmologia, psicologia (parceria com a UniBrasil), pneumologia, otorrinolaringologia pediátrica, reumatologia e gastroenterologia. Também estão inclusas ultrassonografias e exames de espirometria (pulmonar), por meio da parceria com as empresas Prima Medicina e Boeringh, respectivamente.
Além disso, estão previstas 10 cirurgias de postectomia (fimose), com médico urologista, em conjunto com o Hospital Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (HMNSLP). Nas dez edições do Mutirão de Saúde, já foram investidos mais de R$ 2,8 milhões com recursos próprios, além das diversas parcerias sem custo direto para o município.