Além de promover encontro de leitores com autores, uma vasta programação fez parte da edição de 2019
Foram quatro dias de encantamento, de muita leitura, de conhecer um novo mundo por meio das palavras. Com a participação de mais de 3 mil pessoas, a 13ª Feira do Livro e o 2º Festival Literário foi realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria de Educação, entre os dias 3 e 6 de setembro, em Pinhais.
Nesta edição, a escritora homenageada foi Glória Kirinus, peruana naturalizada brasileira, autora de diversas obras infanto-juvenis. “Fiquei muito feliz em poder participar deste momento tão maravilhoso. Preciso agradecer a todos que se empenharam em fazer este evento, porque é muito importante esse incentivo à leitura”, comentou a homenageada.
Ao longo da semana, foram diversas as atividades realizadas com a participação de alunos das escolas municipais, estaduais, do Instituto João Ferraz e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social.
Entre as atividades, uma que fez sucesso entre os pequenos foi a contação da história “Circo, bagunça bem feita”, adaptada da obra de Edson Gabriel Garcia, realizada pela equipe de contadores da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais.
A programação também contou com a presença de vários escritores: Marilize Tamanini, Célia Cris Silva, Jaqueline Conte, Adriana Barreta, Lilian Guinski, Ana Rapha e Íris Stern que conversaram com as crianças da rede municipal de ensino, sobre suas obras e proporcionaram um encontro de leitores e autores.
O escritor curitibano Álvaro Posselt ministrou uma oficina de haicai (poema japonês composto por apenas três versos). “Esse é um trabalho muito importante que a prefeitura faz, de valorizar o livro, valorizar a leitura e eu me sinto feliz e agradecido em poder participar”, contou Álvaro.
Outro momento interessante do Festival foi o bate papo com o youtuber Yuri Al’Hanati. Ele, que é jornalista, crítico literário, escritor e booktuber (youtuber especializado em livros e literatura), dividiu um pouco da sua experiência e relatou como foi participar desse momento. “A experiência em participar do evento foi muito boa, fiquei muito feliz de ter conhecido a cidade e saber que há uma preocupação constante com a formação de plateia e discussão sobre arte. O público foi muito respeitoso e participativo, trazendo, inclusive, aspectos extra-literários, colocando questões sobre o papel da literatura na transformação da vida e da realidade”, salientou Yuri.
Para a bibliotecária Elaine Biss, o evento promove o fortalecimento da cultura da leitura em Pinhais. “Temos consolidado esse objetivo, porque ano após ano, as escolas participam mais, os feirantes, nossos parceiros sempre estão conosco. A cada ano a programação fica mais completa, proporcionando não só contato com os livros, mas com a leitura e também com escritores”, citou Elaine.
Foram parceiros desta edição a Editora e Livraria Paullus, Universidade Positivo Polo Pinhais, Fisk Pinhais e Instituto Dom Miguel.
Abertura
O evento de abertura trouxe uma apresentação da oficina de teatro infantil do Centro Cultural. Uma esquete teatral desenvolvida pelo instrutor de teatro, Joel Leite, juntamente com os alunos da oficina, representando uma obra da escritora homenageada, Glória Kirinus.
O grupo Os Tapetes Contadores de História, do Rio de Janeiro, apresentou o espetáculo “Te conto que me contaram”, baseado em várias obras de Glória Kirinus.
Também esteve presente a diretora Geral do Colégio Estadual do Paraná, Tania Maria Acco, que participou do evento divulgando o Projeto CEP: uma história de aprendizagem e amizade – História do CEP em quadrinhos.
Concurso Literário
No dia 4 de setembro, foi realizada a premiação do 3ª Concurso Literário, que também fazia parte da Feira do Livro. Esta edição trouxe o Gênero Poesia e foram premiadas as categorias juvenil e adulto. Durante a noite também foi realizada a palestra “Quando os poetas pensam educação”, com a escritora homenageada desta edição Glória Kirinus.