Mais de 21 mil estudantes da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais participaram do Projeto Educacional DescobertaSJP. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação (Semed), que teve início neste ano, transcende os limites da sala de aula, abrangendo conhecimentos de educação ambiental e dos diversos componentes curriculares, como língua portuguesa, história, ciência e geografia.
Projetos específicos
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Semed, Sarita Cavalcanti, o projeto é destinado a todos os estudantes do município e apresenta projetos específicos para cada ano escolar, abordando temas como: ‘vida saudável’ para o primeiro ano, ‘dia de campo’ com os estudantes do segundo ano, ‘projeto Terra’ com o terceiro ano, ‘projeto céu’ com o quarto ano e ‘projeto água’ para os estudantes do quinto ano.
“Essas atividades de campo incluem transporte e lanche para as crianças, proporcionando uma imersão completa nas temáticas propostas. Cada participante recebeu um material didático e os professores prepararam algumas aulas antes da ida ao acampamento, trabalhando a parte pedagógica e lúdica em conjunto”, explica Sarita.
Integração
A proposta do projeto busca promover a integração entre a vivência no campo e os conteúdos trabalhados em sala de aula, conforme ressaltado pela coordenadora. Para viabilizar essa abordagem, a Semed estabeleceu parceria com o Tio Miro Acampamentos (TMA), onde os estudantes e professores desfrutaram de um período de aprendizado e diversão participando de uma série de atividades.
Passeio incrível
“O passeio foi incrível, sensacional, único. Foi inexplicável ver a alegria das crianças, que chegaram na escola com os olhinhos brilhando depois das atividades. Essa aula de campo poderia ficar pra sempre na nossa rede”, ressalta a diretora auxiliar da Escola Municipal Irmã Maria Eufrásia, Eluana Silva Duarte.
O Projeto Educacional DescobertaSJP faz parte do Educa+ São José dos Pinhais e do Programa Guardiões da Natureza, visando integrar a Educação Ambiental de maneira inter e transdisciplinar com os outros componentes curriculares. Esta abordagem inovadora promove aprendizado teórico, vivência prática e a conscientização ambiental, enriquecendo o processo educativo dos estudantes do município.