As estruturas do Verão Maior Paraná montadas pelo Governo do Estado no Litoral e na Costa Noroeste ultrapassaram a marca de 1 milhão de atendimentos. Entre os dias 28 de dezembro e 12 de janeiro, a coordenação do Verão Maior contabilizou um 1.083.970 participações nas atividades educativas, de esporte e lazer nas arenas, incluindo o público dos shows dos Palcos Sunset.
As arenas esportivas foram montadas em seis pontos estratégicos em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e em Porto Rico e no balneário Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste. Elas reúnem estruturas esportivas para a prática de futvôlei, vôlei de areia, beach tennis e teqball, pista de skate, tirolesa, trapézio e estandes educativos dos órgão estaduais, onde é possível desde emprestar livros até fazer uma massagem.
Todas essas atividades, junto com os shows nacionais do Verão Maior e as obras do Governo do Estado no Litoral, como a nova Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba, estão ajudando a atrair mais turistas para o Litoral e agradam veranistas, comerciantes e moradores.
A advogada Juliane Rabelo, de 42 anos, aguarda apenas o início das férias escolares para descer para o Litoral com a família. Ela fica trabalhando de casa, mas libera o filho Bernardo para aproveitar o dia nas atividades do Verão Maior. “Eu fico em casa e tenho total confiança em deixar meu filho adolescente aqui, porque o pessoal acolhe. A gente já fez amizade com todo mundo, é sensacional. É um verão que meu filho vai guardar para a vida inteira”, afirma.
“A cada ano que passa a estrutura melhora. Não só na praia, como no palco dos shows principais também. A equipe de recreação do Verão Maior está cada vez mais equipada e mais organizada, eles são fantásticos”, diz. “Eu acabo meu trabalho e já venho com a minha cadeirinha para a praia para aproveitar os shows, são todos muito bons. É bacana conhecer bandas locais diferentes. E os shows nacionais a gente também aproveita. É um privilégio estar aqui”.
A pedagoga aposentada Dayse Manosso, de 64 anos, trocou Curitiba por Matinhos há sete anos e percebeu a mudança na cidade com as obras e o Verão Maior. “Ficou maravilhoso depois que foi feita essa nova estrutura. E a ponte de Guaratuba e Matinhos também acho muito importante. Eu estou maravilhada e não pretendo sair do Paraná de jeito nenhum, amo isso aqui”, afirma.
Sua filha, a pedagoga Desiree Manosso, de 42 anos, pretende passar boa parte das férias na praia, onde encontra muita diversão para as filhas. “A estrutura está muito bacana, o policiamento, tudo muito seguro, tem bastante opção de atividades. Está tudo muito maravilhoso, muito perfeito, a organização dos shows também está muito boa, está de parabéns”, destaca.
TRABALHADORES
Para quem aproveita a temporada para ganhar um dinheirinho extra, o público atraído pelo Verão Maior também é um incentivo. Este é o segundo ano seguido que Andréia Loi troca o Mato Grosso do Sul pelas areias de Matinhos, para onde veio vender sorvete na praia.
“Eu adoro esse lugar, aqui a gente trabalha e se diverte. Vim no ano passado e já estou aqui outra vez. Uma amiga que já vinha trabalhar desde outras temporadas me chamou, eu topei, adorei e voltei mais uma vez”, conta. “O movimento está bom e a temporada está praticamente no início. Com certeza estarei aqui por mais vezes”.
Morador de Matinhos, o ambulante Marcelo Sander Machado, que trabalha há 25 anos na temporada, também aprova o movimento. “O movimento está bom, está bacana. A gente que trabalha na areia percebe que está aumentando a cada ano. Nossa orla está top, é só o turista vir e abrir a mão para gastar”, brinca.