“Maio Amarelo” faz alerta contra a violência no trânsito

“Maio Amarelo” faz alerta contra a violência no trânsito

A intenção é que durante todo o mês sejam feitas ações nas diferentes regiões paranaenses com o objetivo de prevenir e reduzir os acidentes de trânsito

Ações preventivas de conscientização para a redução de acidentes de trânsito devem ser realizadas em todo o Paraná durante o mês de maio, que teve início no domingo (1º). Isto é o que estabelece a Lei estadual nº 18.624/2015, que institui o “Maio Amarelo” no Estado. A nova lei é decorrente de um projeto apresentado pelo Deputado Hussein Bakri (PSD), que foi discutido e aprovado pelos parlamentares na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no ano passado.

Conforme o deputado, a intenção é que durante todo o mês sejam feitas ações nas diferentes regiões paranaenses com o objetivo de prevenir e reduzir os acidentes de trânsito. As ações devem ter como foco, prioritariamente, os motoristas, mas pedestres, ciclistas e motociclistas também devem ser incluídos nas atividades de conscientização. A lei foi sancionada pelo Governador Beto Richa e está publicada no Diário Oficial do Executivo de nº 9.581, de 23 de novembro de 2015.

Vítimas

Durante os encaminhamentos do projeto, Bakri explicou que a cor amarela foi escolhida justamente para fazer um alerta sobre a violência no trânsito, que mata em todo o mundo aproximadamente 1,3 milhões de pessoas por ano. Esses dados foram divulgados em 2009 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera a violência no trânsito uma epidemia nos países em desenvolvimento. “Todos os dias vimos nos noticiários pessoas que perdem suas vidas envolvidas em acidente de trânsito. Com essa triste realidade, o que queremos é um trânsito mais consciente e tranquilo. Esperamos que vidas sejam salvas com o Maio Amarelo”, declarou o deputado, quando da aprovação do projeto.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress