Inúmeros são os fatores que podem ocasionar uma má postura. Este impacto pode ser visto desde a infância com diversos hábitos rotineiros, como desvios posturais em sala de aula, uso excessivo de computador, mal utilização de mochilas, brincadeiras que prejudicam a coluna, entre outros. Na vida adulta, os hábitos permanecem, como muito tempo sentado ao trabalhar, dirigir com a coluna curvada ou estendendo demais os braços até os alongamentos feitos de forma errada.
O Prof. Me. Pedro Rizzi de Oliveira, do curso de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), explica que a má postura é aquela que coloca os tecidos, seja músculo, tendão ou mesmo as articulações, em uma situação de sofrimento. Entre os fatores que podem ocasionar esse desvio são o excesso de pressão em algumas regiões, diminuição da circulação e aumento da tensão muscular.
Manter uma postura errada pode ocasionar consequências para saúde como dores musculares e articulares, podendo ser crônicas e de difícil tratamento. “Em alguns casos mais extremos pode ocorrer até a instalação de deformidades no corpo de uma pessoa que porventura sustentou uma postura inadequada por muitos anos”, salienta o fisioterapeuta.
Os sintomas que definem uma má postura não são algo definido, mas podem ser identificados por meio justamente das dores na coluna, pernas e braços, do formigamento nas extremidades e sensação de peso e dormência nos membros acometidos. “Em outros casos, os desvios posturais podem não vir acompanhado de dores, mas sim de deformidades na coluna, pescoço e membros”, reforça Pedro.
Confira abaixo algumas dicas do professor para diminuir a má postura:
– Manter uma rotina de atividades físicas: realizar exercícios físicos regulares é importante para manter o corpo saudável e preparado para suportar as demandas do dia a dia;
– Ergonomia no ambiente de trabalho: ajustar a altura e distância do monitor bem como a disposição de mesas e cadeiras é um método eficaz para se prevenir da sobrecarga do corpo durante uma jornada de trabalho;
– Movimentação sempre que possível: evitar ficar sentado na mesma posição durante períodos seguidos também ajuda a aliviar o estresse mecânico nas articulações e ossos. Se for dirigir por muito tempo, por exemplo, realize alguns movimentos para alongar o corpo e relaxar a musculatura.