Este serviço, entre a Estação de Tratamento até 100 metros adiante da foz, tem um trecho de aproximadamente 1,4 km
Nos últimos anos, os rios de Pinhais tiveram atenção especial da administração municipal com a constante limpeza e desassoreamento das suas margens, não deixando gerar acúmulo de lixo e praticamente eliminando um antigo problema dos moradores que eram as enchentes. E dando continuidade a este trabalho, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza no Rio Iraí, no bairro Maria Antonieta, a limpeza e desassoreamento, trabalho que iniciou em janeiro com os levantamentos topográficos.
Este serviço acontece entre a Estação de Tratamento até 100 metros adiante da foz do Rio, em um trecho que corresponde a aproximadamente 1,4 km. De acordo com a Companhia, a obra tem por objetivo alargar a seção transversal do rio, melhorar os taludes e aumentar a profundidade do leito. Atualmente, a obra está em andamento com escavadeiras trabalhando no local.
Para verificar o andamento das obras, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, ao lado da vice-prefeita Rosa Maria, recepcionaram o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, que visitou o local na manhã de quarta-feira, dia 11. A prefeita lembra que a população de Pinhais sofreu por muito tempo com os alagamentos, realidade mudada nos últimos anos com o trabalho efetivo de limpeza realizado pela prefeitura.
“Sempre estivemos preocupados com a limpeza dos rios. Esta parceria com o Governo do Estado, por meio da Sanepar, traz ainda mais tranquilidade para os moradores dessa região”. Marli destacou ainda a importância da população contribuir com a limpeza dos rios não jogando lixo: “Isto contribui com a natureza que é de todos nós”.
Rosa Maria também ressalta o trabalho realizado pela prefeitura nos últimos anos e esta importante parceria com a Sanepar. “Nossa preocupação com a limpeza dos rios é constante, e esta obra no Rio Iraí vai ajudar a população de Pinhais e de Piraquara. Temos a preocupação em deixar a nossa comunidade mais tranquila ao evitar as enchentes”.
O diretor-presidente da Sanepar, que visitou a obra acompanhado de diretores, gerentes e engenheiros, enalteceu o trabalho da Prefeitura de Pinhais na constante limpeza dos seus rios. “Um serviço de continuidade e estamos complementando este grande trabalho que o município fez e que continua fazendo. Para a Sanepar, esta obra é muito importante, porque o rio, além de fazer parte da nossa captação para depois tratá-la e distribuir à nossa população, é um corpo vivo. Precisamos de água e com qualidade. A Sanepar não faz nada mais do que a sua obrigação”.