Juventude debateu políticas públicas na 3ª Conferência em Colombo

Juventude debateu políticas públicas na 3ª Conferência em Colombo

 

Uma das conferências onde o debate se deu com maior intensidade, foi realizada nos dias 15 e 16, nas dependências da Regional Maracanã e envolveu representantes de várias entidades. Na pauta do evento que teve sua abertura no sábado à noite, 15, apresentações culturais, palestras, debates, votações e eleições dos novos conselheiros para o Conselho Municipal da Juventude e delegados para a Conferência Estadual de Juventudes.

Durante a abertura em seu pronunciamento, o Secretário Municipal do Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, José Mauri Henemann destacou o evento como espaço para aprofundamento da realidade da juventude colombense. Henemann falou que a gestão pública faz questão de conhecer o que pensa os jovens do município e que cada proposta contribui para melhorar o atendimento dos jovens colombenses. O vice-prefeito, Ademir Goulart, o Presidente da Câmara Municipal de Colombo, Professor Waldirlei Bueno e o representante da Comissão Organizadora, Wellington Barz também motivaram os participantes para o debate com visão ampla.

O evento foi aberto com a apresentação da Banda No Money For a Bus que dividiu o palco com alguns Rapper’s e dançarinos. Logo após, a colombense Elisângela Santos discorreu sobre a temática da Conferência “As várias formas de mudar o Brasil”. No domingo pela manhã, os participantes assistiram a mais uma palestra. Desta vez, o diretor do Instituto Ciência e Fé da PUC-PR, Jean Michel Silva foi quem destacou aspectos importantes dos mecanismos de participação da juventude. Logo após, deu-se início aos debates em grupo, quando acompanhados por facilitadores os participantes debateram os eixos temáticos.

Ao todo foram oito grupos que discutiram Direito à Educação, Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito ao Desporto, Lazer e Cultura; Direito à Saúde, Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Comunicação e à Liberdade de expressão; Direito à Cidadania, à Participação Social e Política, à Representação Juvenil e ainda; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

O período da tarde marcou o encerramento da Conferência com mais apresentações culturais com destaque para a roda de capoeira com os integrantes do Grupo Raízes. Na plenária final cada um dos oito grupos pode eleger um relator que apresentou três propostas para atuação do município em relação à juventude e ainda uma proposta para o Estado e a outra para o País. Com a eleição dos novos conselheiros e da comitiva colombense para a 3ª Conferência Estadual de Juventudes marcou o fim do evento.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress