O programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), já realizou 60,6 mil atendimentos em 2023. O projeto percorre todo o estado e, nos primeiros meses deste ano, organizou 12 eventos, alcançando 42 municípios paranaenses.
Uma das ações de maior destaque foi o casamento coletivo na Arena da Baixada, em 25 de março, com 1.128 casais.
O Justiça no Bairro completa 20 anos em 2023. O programa de responsabilidade social do Poder Judiciário presta orientação e pronto atendimento gratuito a pessoas que não têm condições financeiras, propiciando o acesso facilitado à justiça de forma rápida e efetiva a famílias com renda de até três salários-mínimos.
Com uma rede ampla de parceiros, o projeto leva à população mais vulnerável diversos serviços como obtenção de documentos, regularização de dívidas, perícias médicas, acesso a benefícios previdenciários, comprovação de paternidade, entre outros.
“Sempre procuramos atender as pessoas em situação de vulnerabilidade e ajudamos a trazer cidadania a elas por meio dos serviços oferecidos”, destaca a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Justiça no Bairro e 1ª vice-presidente do TJPR. “Fazemos justiça em horas. É a reunião de todos os serviços em um local de fácil acesso à população que terá várias instituições ali à sua disposição”, complementa. Entre 2020 e 2022, o programa alcançou 203 municípios com cerca de 400 mil atendimentos realizados.
O Justiça no Bairro foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça como modelo de projeto de Justiça Itinerante, servindo, inclusive, como parâmetro para a edição da Resolução nº 460/2022.
Além da Justiça Itinerante, o projeto conta com um local fixo de atendimento: o Centro de Atendimento e Conciliação (CAC), localizado na Rua Lysimaco Ferreira da Costa, 355, no Centro Cívico, em Curitiba. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.