Foto: Heliel Persio
Patrícia Bachmann tem 22 anos de idade e há apenas um ano se dedica a esta modalidade
Uma jovem promessa para o jiu-jitsu mora em Pinhais. Patrícia Bachmann tem 22 anos de idade e há apenas um ano se dedica a esta modalidade. Mas, mesmo neste curto período, já chegou ao pódio muitas vezes e tem se destacado em todas as competições das quais participa.
O interesse pelas artes marciais sempre existiu. Aos 17 anos Patrícia começou a treinar boxe, depois, durante quatro anos, se dedicou ao muay thai. “Sempre gostei de esporte, já joguei vôlei e futsal, por exemplo. Eu gostava muito de assistir MMA e comecei a ver como o jiu-jitsu ajudava nas lutas, então isso despertou a curiosidade de fazer uma aula. Fiz algumas aulas e gostei”, conta Patrícia.
A atleta diz que no início, competir não estava em seus planos. “Após três meses de treino participei do meu primeiro campeonato, e a cada luta é uma superação”, revela. Patrícia atribui o sucesso àqueles que apoiam sua carreira. “Meu mestre ‘Buiu’, Renato Garcia, sempre me ajuda a trabalhar a questão psicológica, com os treinos funcionais e jiu-jitsu. Também consegui o apoio da nutricionista Yedda Morling para baixar uma categoria, algo que foi essencial para o meu desempenho nos campeonatos”, acrescenta.
A moradora do bairro Jardim Cláudia, e que sempre residiu em Pinhais, fala com orgulho do papel do pai nesta jornada. Uma das histórias que mais marcou sua carreira foi quando estava prestes a ir para o Campeonato Brasileiro. “Foi o momento mais difícil pra mim. Meu pai iria para o hospital fazer um cateterismo bem no dia do brasileiro, então decidi não participar. Ele falou pra mim: ‘filha vai lá e mostra que você é uma Bachmann’. Mudei de ideia e participei. Meu pai ficou bem e eu voltei com a medalha de ouro, uma vitória para ele”, relata.
Competições das quais participou e classificações:
– Vice Campeã – Stance (09/07/2016 – PRATA);
– Campeã 5° Etapa Campeonato Paranaense de Jiu-jitsu (18/09/2016 – OURO);
– Campeã 6° Etapa Campeonato Paranaense de Jiu-jitsu (30/10/2016 – OURO);
– Campeã III Litoral Open (13/11/2016 – OURO CATEGORIA E ABSOLUTO);
– Vice-campeã Seletiva de ABU DHABI Cwb (19/11/2016 – PRATA);
– Campeã Open Registro (12/02/2017 – OURO);
– Campeã 1° Desafio entre amigos do Jiu-jitsu (23/02/2017 – OURO);
– Campeã 1° Etapa Campeonato Paranaense de Jiu-jitsu (26/03/2016 – OURO);
– Campeã Floripa Fall International OPEN (09/04/2017 – OURO);
– Campeã Brasileira de Jiu-jitsu 2017 – (27/04/2017 – OURO).