Com a implantação do Joião, o Programa de Transporte Público Municipal Gratuito, que desde o dia 21 de março vem oferecendo livre circulação no município à toda a população, a Prefeitura de Quatro Barras vem reorganizando serviços prestados no que se refere à área de transporte.
Uma das adequações é o atendimento a moradores da área rural. O Joião passará a substituir o Linhão da Saúde, linha oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde para deslocar pacientes da área rural à Unidade de Saúde da Sede. A substituição entra em vigor a partir deste sábado, dia 2 de abril, e vai garantir benefícios importantes, que a linha antiga não contemplava.
Um deles diz respeito à amplitude de deslocamentos. O Joião poderá transportar pacientes até a Unidade de Saúde da Sede ou qualquer outra unidade do município, inclusive ao Pronto Atendimento 24 horas (PA), já que a linha atende toda a extensão municipal. Outro benefício será a prestação do serviço também aos fins de semana, já que o Joião também opera aos sábados e domingos, podendo transportar pacientes ao PA, no bairro Jardim Pinheiros.
“Após esta implantação inovadora do Joião, estamos adequando alguns serviços, como o atendimento de transporte na área rural, sempre com o compromisso de zelar pelo atendimento de saúde a nossos pacientes, oferecendo acesso a todos”, disse a secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha.
Hoje, além das nove UBS em funcionamento – Sede, Jardim Menino Deus, Borda do Campo (Pinheirinho), Santa Luzia, Jardim Pinheiros (Humaitá), Itapira, Jardim Graciosa (Colônia Maria José), Campininha e Palmital -, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Pronto Atendimento 24 horas, Quatro Barras ainda dispõe do serviço de Plantão de Ambulância e do SAMU 192, para atendimento de urgência e emergência, integrado ao Sistema Estadual de Regulação, que coordena o encaminhamento de pacientes a hospitais de Curitiba e região metropolitana.
O prefeito Loreno Tolardo disse que a Prefeitura vem investindo continuamente na área da Saúde, com a contratação de novos médicos, implantação do SAMU 24 horas, ampliação de atendimento através do PA, além do atendimento permanente no combate à Covid-19, inclusive com a descentralização das ações de vacinação nos bairros, que hoje são realizadas nas UBS de referência dos moradores.
“O Joião favorece toda esta rede de atendimento também, porque permite ao morador se deslocar para os locais de atendimento sem nenhum custo. Este é o nosso grande objetivo, levar o serviço público mais perto do cidadão e dar amplas condições de acesso à toda a população, de forma humanizada”, afirmou Tolardo.