O programa Linhas do Conhecimento levou, no dia 19 de abril, estudantes da rede municipal de ensino ao Jardim das Sensações do Jardim Botânico para uma aula diferente. Lá, as crianças aprenderam a cuidar da natureza e a reconhecer os aromas das plantas.
O Jardim das Sensações busca despertar nos visitantes os sentidos do olfato e do tato. Eles aprendem a reconhecer as diferentes espécies apenas pelo cheiro e pelo toque. São cerca de 60 espécies de plantas no local.
“Minha favorita é a alfavaca”, contou Gustavo Beçon, 7 anos. Antônia Laureana, 9 anos, também ficou impressionada com a beleza das flores. “Gostei mais da orelha de elefante”, disse a estudante.
Gustavo e Antônia integraram o grupo de 40 estudantes da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado (CIC) que foram ao Botânico.
O programa
O Linhas do Conhecimento é o programa que transforma parques, museus, Faróis do Saber e outros espaços da cidade em palcos para aulas de campo e propostas lúdicas e culturais.
Ele evoca o pertencimento, a história e o cuidado com a cidade. Criado em 2017, voltou ao formato 100% presencial este ano.
Em 2020 e 2021 foi veiculado por meio das videoaulas da TV Escola Curitiba e, desde o segundo semestre do ano passado, começou a retomar as atividades presenciais.
Para as próximas semanas, a Educação agendou propostas do Linhas em locais como o Bosque Alemão, o Zoo, a Fazenda Urbana, a Biblioteca Pública do Paraná, o Parque Lago Azul.