A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da campanha Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à Hanseníase. Em 2023, no Paraná foram registrados 415 novos casos, sendo um deles em Pinhais. A transmissão ocorre pelo contato direto, pessoa a pessoa, e é facilitada pelo convívio de doentes não tratados com outros indivíduos.
A Hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae, uma bactéria que afeta principalmente os nervos periféricos, olhos e pele. “É uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico, que ainda persiste como problema de saúde pública no Brasil. A doença atinge pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, podendo apresentar evolução lenta e progressiva e, quando não tratada ou tardiamente tratada, é passível de causar deformidades e incapacidades físicas, muitas vezes irreversíveis”, explica Dielli Bondan Reis, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde.
O tratamento da hanseníase, disponível pelo SUS, visa a cura da infecção via antibioticoterapia e a prevenção das incapacidades por meio da detecção precoce de casos. “É muito importante que a pessoa busque o atendimento nas Unidades de Saúde da Família para o diagnóstico precoce e tratamento quando apresentar os sinais e sintomas da doença”, orienta Dielli.
Os sinais e sintomas mais comuns da hanseníase são:
– Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;
– Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
– Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
– Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
– Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
– Coceira ou irritação nos olhos;
– Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.
Serviço
A orientação é que em casos de sinais ou sintomas, procure a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima.