Jacomar é a 1ª rede de supermercados do Paraná a conquistar o selo de boas práticas para colaboradores 50+

Jacomar é a 1ª rede de supermercados do Paraná a conquistar o selo de boas práticas para colaboradores 50+

Jacomar
20% dos três mil colaboradores do grupo têm mais de 50 anos, assim como 17% dos cargos de liderança

Com 18 lojas, três autopostos, um centro de distribuição e cerca de três mil colaboradores, a rede de supermercados Jacomar é a primeira empresa do setor no Paraná a receber o selo Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido no Brasil pela Maturi, representante oficial da organização norte-americana Age Friendly Institute. A certificação reconhece companhias que desenvolvem as melhores práticas para garantir oportunidades de trabalho e desenvolvimento aos profissionais com mais de 50 anos de idade. 

No Jacomar, 20% do quadro total de colaboradores é composto por profissionais com 50 anos ou mais e, entre os cargos de liderança, o número chega a 17%. O processo de avaliação para a obtenção do selo leva em conta 12 categorias de boas práticas, como cultura organizacional e relações com colaboradores, recrutamento de candidatos, estilo e práticas de gestão.

Os colaboradores maduros integram as mais diversas áreas do grupo. “Essa diversidade de gerações não é apenas uma característica, é o coração pulsante da nossa cultura organizacional, uma base importante para garantir nossa inovação e sucesso. Buscamos promover um ambiente de trabalho inclusivo e reconhecemos o valor e as contribuições únicas que cada pessoa traz à nossa equipe”, destaca Carla Soffiatti, diretora administrativa da rede Jacomar.

É o caso do Emerson de Araujo, de 60 anos, que faz parte do time Jacomar. Ele foi contratado pela rede em 2017, aos 53 anos. “Comecei na portaria do centro de distribuição e, em dois anos fui promovido a fiscal de loja. A empresa acreditou no meu potencial e tenho muito orgulho desse reconhecimento, por isso quero evoluir cada vez mais. Foi trabalhando no Jacomar que conquistei sonhos que pensei que estivessem distantes, como viajar para o Nordeste e comprar um carro novo”, comemora. 

 

Ambiente de trabalho inclusivo 

A cultura inclusiva é um dos pilares da rede Jacomar. A empresa realiza uma série de eventos voltados para a integração das cinco gerações que hoje atuam na rede Jacomar, criando oportunidades de troca de experiências e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Benefícios como plano de saúde, seguro de vida e auxílio-educação também formam a base que atende às principais necessidades de todos.

“Com práticas de recrutamento ativamente direcionadas para estes profissionais, o Jacomar garante acesso igualitário a todas as oportunidades de desenvolvimento na empresa. A inclusão está em todo o quadro de colaboradores da empresa, que conta ainda com profissionais PCDs e jovens aprendizes. Além disso, cerca de 60% dos funcionários da rede são mulheres”, diz Débora Oliveira, gerente de Recursos Humanos.

 

Investimento em capacitação e retenção de talentos

Os cerca de 600 profissionais com mais de 50 anos do Jacomar têm acesso à Universidade Corporativa – UniJacomar, com programas específicos que abordam a diversidade geracional e seus desafios próprios. ‘‘Isso ajuda a capacitar colaboradores veteranos para cargos de liderança, em que a expertise e as habilidades de gestão são muito valorizadas”, explica a gerente de Recursos Humanos.

Desde 2019, a rede conta com um programa de cargos e carreiras robusto e estruturado. Todos os colaboradores têm acesso às oportunidades de avanço de carreira dentro da própria empresa, em sinal do comprometimento do grupo em capacitar e reter talentos.

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