Os piraquarenses já começaram a receber os carnês do IPTU 2018. As guias estão sendo entregues pelos Correios, mas também podem ser emitidas pelo site da prefeitura. Neste ano o contribuinte tem a comodidade de efetuar o pagamento nos principais bancos, ou até mesmo sem sair de casa, por meio das plataformas digitais oferecidas. A cota única com desconto de 10% e 1ª parcela deverá ser paga até o próximo dia 12 de março.
Para maior comodidade do munícipe, o tributo pode ser pago no Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal através do internet banking ou nos caixas eletrônicos. Também é possível pagar as guias nas Casas Lotéricas da CEF, correspondentes bancários, entre outros locais credenciados.
IPTU garante melhorias em toda a cidade
IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano, está na Constituição (art. 156) e deve ser pago por pessoas físicas e jurídicas que possuem imóveis em seu nome. O objetivo desta arrecadação é obter recursos financeiros para investimentos no município. O cálculo do IPTU está baseado no valor venal de cada imóvel (diferente do valor de mercado).
Como a maior parte da área de Piraquara é de proteção ambiental, o que impede a instalação de indústrias, uma das principais fontes de recursos no município é o IPTU. O pagamento deste tributo é de extrema importância, pois ele é destinado as áreas da saúde, educação e também para execução de obras e melhorias que refletem diretamente na vida da população.