O grupo do Hiperdia da Unidade de Saúde Tebas, que tem como público-alvo usuários com hipertensão e diabetes, realizou uma animada festa julina. A confraternização foi realizada no salão da Igreja Nossa da Saúde, localizada no bairro Jardim Cláudia em Pinhais.
Nesta iniciativa, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, são ofertadas atividades de educação em saúde a fim de melhorar os hábitos e qualidade de vida dos usuários. Em Pinhais, as Unidades de Saúde da Família desenvolvem o Hiperdia, um programa do Governo Federal que visa cadastrar e acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus.
O programa prevê que todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) atuem com a comunidade, no sentido de garantir o recebimento dos medicamentos prescritos e desenvolver campanhas educativas, o que contribui para que se possa definir o perfil epidemiológico da população. A partir dessas informações é possível desencadear estratégias de saúde pública que venham a alterar o quadro de cada cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo o custo social nos municípios.