A capacitação foi realizada na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e contou com a participação da GM Amanda de Paula e Silva e do GM Aldair Silva
Neste mês, integrantes da Guarda Municipal de Pinhais participaram de um curso sobre tecnologias não letais. A capacitação foi realizada na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e contou com a participação da GM Amanda de Paula e Silva e do GM Aldair Silva.
O curso foi ministrado na sede da empresa fabricante de equipamentos e munições não letais. Os produtos são homologados pelo Exército Brasileiro e com extensa aplicabilidade pelas Forças Armadas nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem, pelas Forças de Paz das Nações Unidas e pelas diversas polícias do mundo inteiro.
De acordo com a GM Amanda de Paula e Silva o curso irá auxiliar a melhorar o desempenho no uso e manuseio deste tipo de equipamento. “Além disso, estaremos aptos a capacitar os demais Guardas Municipais, ministrando aula e repassando o conteúdo que aprendi, atuando nas reciclagens e treinamentos. Bem como utilizar os equipamentos e armas não letais já adquiridos pela corporação”, ressalta.
Para o GM Aldair Silva a capacitação permitirá o repasse de informações. “É primordial poder passar o conhecimento adquirido para outros integrantes da GM de Pinhais, ou até mesmo para integrantes de outras guardas. Desta forma, poderão fazer o melhor uso dos equipamentos, evitando, quando possível, danos às pessoas”, completa.
Durante o curso de Instrutor de Tecnologias Não Letais os alunos aprendem a manusear os equipamentos, recebem noções sobre conceitos de armamentos não letais e sobre a legislação nacional no que diz respeito ao tema. Também são repassadas as doutrinas de emprego de armas e munições não letais no Brasil e no mundo.