No dia 31 de maio, membros da Federação Paranaense de Ciclismo (FPC) visitaram as obras do Complexo Esportivo de Pinhais que está sendo construído no bairro Maria Antonieta.
O grupo foi recepcionado pelos secretários municipais Bruno Sítima (Cultura, Esporte e Lazer) e José Martins (Desenvolvimento Econômico) que acompanharam os visitantes para conhecer o andamento das obras e abordar algumas questões técnicas do projeto.
O Complexo Esportivo de Pinhais terá 20 mil metros quadrados. Além da pista de ciclismo, o local terá também uma quadra poliesportiva para modalidades de vôlei, basquete e handebol, com condições de receber competições individuais e eventos culturais e religiosos. O ginásio terá capacidade para 1,5 mil pessoas. Sendo que na parte externa, um campo de futebol e uma quadra de tênis. O local também será a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Já a FPC foi convidada a transferir sua sede administrativa para o prédio do complexo esportivo.
INCRÍVEL REPERCUSSÃO
A diretora técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Mônica Braga, esteve pela segunda vez em Pinhais acompanhando o andamento das obras e disse que a repercussão no meio esportivo está incrível e os objetivos futuros serão a formação de novos atletas. “Pinhais terá o primeiro velódromo coberto do Paraná. A repercussão desta obra no meio do ciclismo paranaense está sendo maravilhosa, pois todos estão ansiosos, afinal queremos estar aqui nos eventos nacionais, além de trazer eventos internacionais. Além de tudo isso, vejo a oportunidade dos ciclistas treinarem em Pinhais, para formarmos uma nova geração de pista”, afirmou a diretora.
Acompanhando o grupo da FPC, o assessor de arbitragem da Confederação Brasileira de Ciclismo e árbitro internacional, Iverson Ladewig, que trabalha com ciclismo há mais de 50 anos, disse que presenciou a construção do velódromo no Rio de Janeiro e vê a construção do Complexo Esportivo no município com um futuro promissor. “Eu fui delegado técnico da União Ciclista Internacional e acompanhei a construção do velódromo no Rio de Janeiro, em 2007, para os Jogos Panamericanos. Parabenizo a Prefeitura de Pinhais, pois terão grandes condições de fazer um belo trabalho em favor do esporte. Agora, vendo toda essa estrutura que está sendo construída, tenho certeza que o município fará um grande trabalho. Fico extremamente feliz com essa obra, pois vejo que podemos fazer muitos eventos, trabalhar para revelar talentos, contribuindo para a vida das crianças”, enfatizou o árbitro.
APOIO AO CICLISMO
Ao final da visita, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sítima, disse que este foi um momento positivo, pois a federação tem interesse em dar apoio ao ciclismo, ajudando na questão da estrutura, logística e em termos técnicos, além de frisar que o complexo será um equipamento que trará diversos benefícios ao município. “Teremos uma estrutura que será apta para diversas competições e mais barata comparada a que tinha no Rio de Janeiro, com manutenção menor e pista e climatização diferentes. Nós teremos uma pista com condições de trazer as competições nacionais para Pinhais. Isso é maravilhoso para o esporte, e também para a cidade, pois reforça o nome do município, atrai turistas que vão conhecer aqui, consumir e visitar a nossa cidade”, destacou o secretário.