Informatização em Unidades de Saúde de Piraquara

Informatização em Unidades de Saúde de Piraquara

piraquara02

 

As Unidades de Saúde de Piraquara estão em fase de informatização. Na Unidade Takami Tano, no bairro Vila Vicente Macedo, todos os pacientes, atendimentos e prontuários já são registrados no sistema. O cadastramento dos usuários começou em janeiro e a partir de agora todos os novos pacientes terão suas informações no sistema. A informatização contribui para a organização e agilidade do trabalho da equipe, e traz benefícios aos usuários.

A médica Elis Marina Campos explica que “a implantação do sistema informatizado contribui com a facilitação de acesso ao prontuário médico”. Ela diz que “é possível ver o histórico do paciente acessando consultas anteriores, também se o paciente procurou outras Unidades, como a de Pronto Atendimento, que já atende com o prontuário eletrônico, quais medicamentos ele usa, se tem ido às consultas com profissionais de outras áreas como psiquiatria, psicologia”. Nos benefícios para o paciente, a médica inclui “a facilitação do atendimento, que se torna um pouco mais rápido porque não precisa escrever todo o processo, somente colocar as informações direto no sistema, além da legibilidade”, pois a receita é digitada e impressa, “e assim o farmacêutico entende qual é a medicação, não havendo possibilidade de engano”, conclui a Dra. Elis.

O sistema de informatização também já existe na Unidade de Pronto Atendimento, no Centro, e está sendo instalado na Unidade Wanda Malmann, no Guarituba. Através do Programa QualiSUS, do Governo Federal, são adquiridos computadores e impressoras, e a Prefeitura realiza a estruturação com cabos e rede, além da capacitação das equipes. Gradativamente, a instalação vai acontecer em todas as Unidades, farmácias e atendimentos da Saúde, e o sistema é utilizado em todo o trabalho: prontuário, receitas, exames, controle de estoque, dispensação de medicamentos, imunização.

Maristela Zanella, secretária municipal de Saúde, conta que “foi iniciado em 2014 um processo de modernização da gestão, com a implantação de um sistema de gestão em saúde para ser instalado em todos os nossos equipamentos. Da Prefeitura, houve todo um investimento de cabeamento para instalação da rede em todas as Unidades e também a instalação de computadores. O objetivo é que todos os ambientes onde há operacionalização dos serviços tenha um computador com o sistema rodando”. Para ela, o grande benefício desse sistema “é a integração de todos os serviços e que tenhamos um prontuário único do paciente. Hoje se o paciente utiliza mais de um serviço ele tem em cada local um prontuário. Com o sistema o paciente terá somente um prontuário, facilitando para o profissional e para o usuário”, conclui.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress