Há cinco anos, no dia 1º de dezembro de 2016, Pinhais passava a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.
Na época, Pinhais juntamente com Colombo e Piraquara assinaram o convênio junto com o Consórcio Metropolitano de Saúde (COMESP) para disponibilizar o serviço de atendimento para a população das cidades metropolitanas.
O SAMU é um programa que atende 24 horas por dia realizando atendimentos de urgência e emergência clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas a qualquer lugar, seja em residências, vias públicas e até locais de trabalho. A solicitação é realizada pelo telefone 192, sendo que as ligações são gratuitas.
Para o atendimento são disponibilizadas ambulâncias básicas para os municípios que contam com uma equipe composta por médico, enfermeiro e motorista socorrista (ALFA) e técnico de enfermagem e motorista socorrista (BRAVO).
Em caso de emergência, a pessoa fará a ligação que é direcionada para uma Central de Regulação em Curitiba, que identifica o local e faz o direcionamento da equipe para a ocorrência, tornando o serviço mais ágil.
Desde o início da implantação do programa pelo município, a Empresa Atual Médica Gestão de Saúde realizou a prestação de serviço com a Alpha 81. Agora, uma nova empresa assume esta responsabilidade, a Ozz Saúde, que começou as atividades na quarta-feira, dia (1º), via COMESP.