Pinhais é referência na implantação de tecnologia em prol dos seus cidadãos. Na iluminação pública são vários os exemplos, entre eles a instalação de lâmpadas com tecnologia LED nas ruas da cidade. Este trabalho foi intensificado em 2017 e é realizado por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). O “Light Emitting Diode”, em português Diodo Emissor de Luz, tem muitas vantagens em comparação com a iluminação tradicional, entre elas: mais durável e econômica, melhor qualidade da luz, produção de pouco calor, não têm agentes tóxicos e também não causa impactos ao meio ambiente.
Algumas ruas de Pinhais já receberam a nova iluminação LED, entre elas estão as ruas Wanda dos Santos Mallmann e Nossa Senhora da Boa Esperança (Centro), Rio Paranapanema (Weissópolis), Helena Bachmann Muhlmann, Tiziu e Clemente Itsyo Horikoshi (Jardim Cláudia), Maria Antonieta Santos e Augusto Trevisan (Maria Antonieta), Juscelino Kubitschek (Jardim Amélia), Parque Linear Atuba e Avenida Maringá (Emiliano Perneta), Artur Nehring (Atuba), Jacob Macanhan (Pineville), Clóvis Beviláqua (Vargem Grande) e Avenida Ayrton Senna da Silva.
Parceria
De responsabilidade do Governo do Estado, a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR 415) é uma importante via de Pinhais que liga Curitiba a Piraquara. Para resolver a iluminação pública em seus 6 km de extensão, a prefeitura firmou parceria com o governo estadual e investiu com recursos próprias na solução desse problema que afetava não somente a população de Pinhais.
Energia Solar
Outro exemplo da tecnologia de iluminação pública realizada pela Prefeitura e que gera muitas vantagens para o município é o sistema solar instalado no Parque das Águas. Com baixa taxa de manutenção, esta tecnologia é limpa e renovável. Por meio de placa fotovoltaica a energia solar é captada e armazenada em bateria. Ao anoitecer, a luminária com lâmpadas LED acende automaticamente em uma intensidade baixa.