IFPR-Pinhais abre Semana Científica com homenagem a José de Seixas Zeitel

IFPR-Pinhais abre Semana Científica com homenagem a José de Seixas Zeitel

Homenagem Zeitel IFPR

 

Esposa e filhos do saudoso Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico José de Seixas Zeitel, grande articulador da implantação do Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná, receberam uma bonita homenagem

O Instituto Federal do Paraná-IFPR Campus Pinhais deu início, na segunda-feira(29/08), pela manhã, à 2ª Semana Científica, evento anual aberto a escolas locais, cujos alunos terão a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Durante a programação serão escolhidos sete trabalhos a serem apresentados na Semana de Pesquisa, evento estadual que, em 2016, acontecerá na cidade de Cascavel.

Homenagem a José Zeitel

jose-zeitel-pinhais

Na cerimônia de abertura da 2ª Semana Científica, o Diretor-Geral do Instituto, Professor Celso Luiz Buiar, prestou uma homenagem ao saudoso Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Zeitel. Falecido em julho de 2015, Zeitel foi um dos principais responsáveis pela implantação do IFPR em Pinhais. Na oportunidade, na presença da Secretária Municipal de Educação, Andréa Franceschini, e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Genésio Siqueira, o Diretor entregou um diploma à esposa do homenageado, Stelamaris, e aos filhos, Elias e Tarsila. De acordo com Buiar, a homenagem foi motivada pelo importante trabalho de articulação do então Secretário Zeitel para a vinda do IFPR a Pinhais. Além de grande articulador para a viabilização do IFPR, José Zeitel cedeu a sala para o 1º. curso do IFPR, na Agência do Trabalhador.

Oportunidade aos estudantes

Conforme discursou o Secretário Genésio Siqueira, foi Zeitel quem encampou a luta para trazer o Instituto a Pinhais. “É uma grande satisfação estar aqui e ver o Instituto Federal ativo e capacitando tantos jovens. Essa foi uma luta do Prefeito Luizão e do então Secretário Zeitel para trazer o IFPR”, destacou. Segundo Genésiio, a Prefeitura comprou o terreno, investiu, fez sua parte para que o Instituto pudesse virar realidade. Já o Governo Federal contribui com a estrutura, a obra. “Aproveitem essa estrutura. Estamos trabalhando com muito carinho para que Pinhais cresça, e o IFPR faz parte disso. Há um corpo docente, toda uma estrutura disponível aos alunos, por isso não percam essa oportunidade de estudar e de se capacitar. Muito esforço foi preciso para que esse espaço se tornasse realidade”, frisou Genésio.

Interesse em pesquisa

A Secretária de Educação Andréa Franceschini agradeceu o convite para a visita, enfatizando a oportunidade de poder conhecer melhor o Instituto. “Muitos alunos do município ainda não conhecem esse espaço, mas na Semana Científica terão a oportunidade. O IFPR trabalha também com pesquisa, uma parte importante do conhecimento que não se encontra em outras unidades escolares. Isso é fundamental para assimilação e ampliação do conhecimento. A expectativa é que os alunos das escolas que visitarão o IFPR-Pinhais tenham o interesse pela pesquisa. Aproveitem bem esses dois dias de Semana Científica”, ressaltou.

Reconhecimento

A viúva do Secretário José de Seixas Zeitel, senhora Stelamaris Zeitel, disse estar muito feliz e orgulhosa em saber que o marido foi uma pessoa muito apreciada no município, tendo seu trabalho reconhecido. “O José, além de engenheiro, obteve uma formação familiar direcionada à preocupação com as causas sociais. Essa bagagem proporcionou sua grande visão de gestor público atento às demandas sociais. O empenho para trazer o Instituto Federal é um reflexo disso, ao viabilizar educação e capacitação profissional com foco na geração de renda à população. O que vai ao encontro das políticas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, observou.

Ensino-pesquisa-extensão

Em entrevista exclusiva ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, o Diretor-Geral do IFPR-Pinhais, Professor Celso Luiz Buiar, afirmou que o Instituto atua em três frentes do conhecimento: ensino, pesquisa e extensão. Esta última, aliás, revela-se uma grande oportunidade para uma parceria com a Prefeitura e a comunidade. “O Instituto tem por finalidade adequar-se à demanda do município onde está instalado, adaptando-se à vocação econômica local. Assim, o diálogo com a Prefeitura é decisivo. O IFPR é destinado a ofertar cursos em todos os níveis de ensino, a exemplo de certificação de competências, formação continuada e cursos técnicos subsequentes, somando o Ensino Médio mais o Bacharelado”, explicou.

Melhor Idade

Logo que assumiu a Diretoria-Geral do IFPR- Campus Pinhais, em julho deste ano, Buiar estabeleceu contato com a Prefeitura com o objetivo de implantar projetos de extensão comunitária. Entre as demandas, está a oferta de um Curso de Informática para Melhor Idade nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município. Buiar explicou ainda que existem parcerias com o Rotary Club, Lions Club, órgãos federais, estaduais e municipais, além de toda a comunidade. “Desde que cheguei em Pinhais fui muito bem atendido pela Prefeitura. Inclusive, hoje temos dois secretários prestigiando o evento. Precisamos muito da ajuda e sugestões do Governo Municipal para trabalhar em favor da população do município”, revelou.

Cursos direcionados

Atender à grande demanda por capacitação profissional no município está entre as finalidades do IFPR, explica o Diretor. “Pinhais tem um grande número de empresas, a demanda por profissionais capacitados é alta. Para contribuir com o desenvolvimento do município, o Instituto precisa oferecer cursos compatíveis à oferta de vagas da localidade onde está instalado. O IFPR precisa estar sintonizado, a partir de seus cursos, ao mercado onde está inserido. Atualmente, temos dois cursos em funcionamento: Técnico em Administração e Técnico em Informática, com 80 alunos cada”, concluiu Celso Luiz Buiar.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress