Hospital San Julian comemora o aniversário do município de Piraquara e o Janeiro Branco

Hospital San Julian comemora o aniversário do município de Piraquara e o Janeiro Branco

No mês de Janeiro é trabalhada a conscientização frente a saúde mental, com a campanha do Janeiro Branco

Estamos no mês de Janeiro, um mês de iniciar o ano com novas metas e objetivos, almejando um momento de melhora na saúde pública e também na prevenção contra a pandemia do Covid-19, que infelizmente perdura na vida de toda a sociedade. Também no mês de Janeiro é trabalhada a conscientização frente a saúde mental, com a campanha do Janeiro Branco. Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, o Janeiro Branco surgiu com objetivos semelhantes. O objetivo da campanha é evidenciar a importância dos cuidados com a mente.

Segundo uma pesquisa do Datafolha (2021) quatro em cada dez brasileiros tiveram sintomas de ansiedade ou depressão durante a pandemia. Dos 2.055 entrevistados, 44% afirmaram que tiveram problemas psicológicos. De acordo com a pesquisa, os mais afetados foram as mulheres (53%), jovens entre 16 e 24 anos (56%), pessoas economicamente ativas (48%), pessoas com alta escolaridade (57%) e aqueles sem filhos (51%). Além dos dados evidenciados, 28% da amostragem afirmaram ter tido um diagnóstico de depressão ou outra doença relacionada à saúde mental durante a pandemia de Covid-19.

É nesse escopo de necessidade pública que o Hospital San Julian, o maior hospital psiquiátrico do Paraná e segundo maior em número de leitos SUS do Brasil, localizado em Piraquara, atua no tratamento de adolescentes dependentes de substâncias psicoativas, como o crack e também frente ao público adulto. O hospital, também representando a cidade de Piraquara, lembra que o município não é só o berço dos maiores potenciais hídricos do Paraná, mas também o berço da saúde mental.

PARABÉNS PIRAQUARA

É com muito orgulho que no dia 29/01/2022 celebramos o aniversário de uma cidade que garante a água para manter a saúde do corpo e o atendimento médico para manter a saúde mental de todos os paranaenses que mais necessitam.

Luiz Otávio Prendin Costa (comunicólogo no Hospital San Julian)

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress