O Hospital Colônia Adauto Botelho, localizado em Pinhais, completou 68 anos de história neste mês de julho e recentemente recebeu a visita da prefeita Rosa Maria e da coordenadora de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Leticia Biss, as quais foram recepcionadas pela equipe da instituição. De responsabilidade do Governo do Estado do Paraná, sob a gestão da Funeas – Fundação Estatal de Atenção em Saúde, o Hospital Colônia Adauto Botelho foi o primeiro para atendimento psiquiátrico público no Paraná.
O diretor geral do Hospital Adauto Botelho, Giovani de Souza, destacou a parceria com a Prefeitura de Pinhais. “Com alegria recebemos a visita ilustre da prefeita Rosa Maria, na semana de aniversário de 68 anos do Hospital Adauto Botelho. A Secretaria de Saúde de Pinhais, comandada pela secretária Adriane Carvalho, é uma grande parceira do hospital. Somos gratos por toda ajuda e apoio de toda equipe da Prefeitura de Pinhais sempre que precisamos”, disse o diretor do hospital que atende 100% pelo SUS, sendo referência em atendimento especializado psiquiátrico feminino.
Após a visita ao espaço hospitalar que faz parte da história do Estado, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, enalteceu a trajetória da instituição. “Muito importante os 68 anos de história, pois, além do atendimento da nossa comunidade local, é uma referência regional no serviço de saúde para casos de transtornos psiquiátricos. Historicamente ele tem uma representatividade muito grande no atendimento da área da saúde. Fiquei muito feliz pela oportunidade de estar lá, conhecer mais sobre a história deste que é um espaço referência e que continua um trabalho de excelência em Pinhais e todo Estado do Paraná”, declarou a prefeita.
O Hospital
Em junho de 1947 foi lançada a pedra fundamental e o hospital inaugurado em 5 de junho de 1954. Com uma área construída de 12.000 m², em uma região de ricas paisagens no município de Piraquara, veio ocupar uma importante lacuna nos serviços públicos de saúde. A partir de 1992, passou a pertencer ao município de Pinhais.
Indicado para tratamento de casos agudos e crônicos da psicopatologia, funcionou simultaneamente como hospital geral, sanatório para tuberculosos (unidade específica) e escola de formação acadêmica.
O Hospital Adauto Botelho integra a Rede de Atenção Psicossocial. O Ambulatório Especializado de Saúde Mental do Adauto Botelho oferece consultas nas especialidades de psiquiatria e psicologia para crianças, adolescentes e adultos que apresentem sofrimento psíquico significativo e/ou transtornos mentais moderados ou, ainda, necessidades de cuidado além do manejo disponível na Atenção Primária. Atende usuários provenientes dos municípios da 2ª Regional de Saúde do Paraná via Central de Regulação Ambulatorial de Consultas da SESA/PR.
Os usuários devem ser inicialmente acolhidos em seu território, na unidade de saúde ou serviço de saúde mental do município (CAPS, ambulatório especializado, etc), passar por uma triagem com um profissional qualificado em saúde mental e, após análise dos critérios, ser agendada consulta pela Central de Regulação Ambulatorial de Consultas, de acordo com fluxo de cada município.
O Ambulatório Especializado de Saúde Mental do Adauto Botelho também se propõe a atender individualmente e em grupo pessoas que vêm sofrendo as consequências psíquicas e emocionais da pandemia de Covid-19, seguindo o fluxo acima descrito.