Criado em 2009, o programa “Horta no Quintal de Casa”, da Prefeitura de Pinhais, é uma forma de estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis pela população.
Atualmente, 800 famílias estão inscritas no projeto e já plantam, no próprio quintal, diversos alimentos.
Nesta terça-feira (29) o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, e a vice-Prefeita, Marli Paulino, visitaram duas destas famílias integrantes do programa. Uma delas é a da moradora do bairro Weissópolis, Sebastiana Madalena dos Santos; outra é o casal Maria de Fátima Melo e Maurílio de Melo, moradores do bairro Esplanada. “Moro aqui no bairro há 5 anos e desde 2013 participamos do projeto. Seria bom se todos os municípios tivessem esta preocupação e fornecessem este apoio a comunidade”, comenta Maurílio.
Atualmente, são distribuídas mudas de alface, almeirão, rúcula, salsinha, cebolinha e repolho. De acordo com Luizão a iniciativa é uma alternativa saudável de consumo. “A diversificação da alimentação e os hábitos saudáveis proporcionam inúmeros benefícios. Além da experiência de poder produzir o próprio alimento”, afirma.
Neste contexto, é importante salientar as peculiaridades entre a agricultura urbana e a agroecologia e a importância com a preocupação no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional. “É muito comum que as pessoas confundam um pouco os termos, mas é importante entender as diferenças. A agroecologia é algo mais amplo que envolve a diversidade de espécies cultivadas”, explica. Vale lembrar que a segurança alimentar é inserida na promoção à saúde, por meio ao acesso da população a alimentos seguros, sem contaminação biológica ou química, contendo qualidade nutricional adequada de forma sustentável e equilibrada.
Como participar?
Para ingressar no programa a família deve estar participando do Cadastro Único e efetuar a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa consiste em distribuir aos inscritos mudas de hortaliças e adubo orgânico. Além disso, as famílias recebem também capacitação em produção agroecológica, segurança alimentar e nutricional.