De acordo com a última atualização realizada, em 24 de agosto, pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) da Prefeitura de São José dos Pinhais, que faz o monitoramento diário da evolução da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, os homens representam 74% dos óbitos causados pela doença.
Portanto, dos 127 óbitos registrados no município, desde o início da pandemia em março, 94 eram do sexo masculino e 33 do sexo feminino. Entre os homens, a faixa etária com maior incidência de mortes, causadas pela Covid-19, é dos 60 aos 69 anos de idade, a mesma faixa etária de mortes registradas no sexo feminino.
Segundo o painel de monitoramento, as mulheres, na faixa etária de 30 a 39 anos, somam a maioria dos casos confirmados na cidade desde março. Ou seja, entre 1.891 confirmações de Covid-19 – número divulgado pela Sems no último boletim epidemiológico de segunda-feira (24) – 971 casos positivos da doença foram confirmados entre as mulheres que somam 51,3% do total de confirmações da doença.
Enquanto não houver uma vacina segura e eficaz contra o coronavírus (Covid-19), as principais medidas de combate à disseminação do vírus, no município, continua sendo através do distanciamento social (1,5 m – pelo menos), higienização frequente das mãos com água e sabão, além do álcool gel 70%, e do uso obrigatório da máscara em locais públicos. Denúncias de aglomeração continuam sendo recebidas no serviço 153 da Guarda Municipal (GM/SJP).
Ainda de acordo com o painel da Covid-19 em São José dos Pinhais, hipertensão e diabetes são comorbidades mais comuns entre as vítimas fatais que desenvolveram a forma grave da doença. Por bairro residencial, a Covid-19 causou mais óbitos em localidades como Borda do Campo, Cruzeiro, São Marcos, além do Afonso Pena e Guatupê.
O painel com o número de casos confirmados e óbitos estão sujeitos à alterações. O boletim epidemiológico é divulgado diariamente pela Sems, que atualiza os números da infecção no portal coronavirus.sjp.pr.gov.br.