Foi realizado na manhã do dia 17, sexta-feira, na Câmara Municipal de Pinhais, o evento em comemoração ao aniversário da emancipação política de Pinhais, que recebeu os atores políticos e da sociedade civil que participaram deste fato histórico. A ocasião foi uma oportunidade de rememorar a história e homenagear aqueles que fizeram parte desta trajetória.
A Câmara Municipal recebeu a presença de aproximadamente 300 pessoas: a prefeita Rosa Maria, a deputada estadual e ex-prefeita Marli Paulino; o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho; a juíza da Vara da Família e Sucessões, Infância e Juventude, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial, Dra. Maria Regina Hernandez de Lima; secretários municipais, vereadores da atual legislatura (André de Paula, Aparecido Sanches, Arnaldo do Vizinho Solidário, Binga, Carlinhos do Eliza, Fabricio Souza, Fernando Santos, Filho, Jane Carteira, Paulo, Pioco, Radialista Joãozinho Ribeiro, Renan Ceschin, Tielo e Tomé), ex-prefeitos, ex-vereadores, convidados e munícipes.
As atividades iniciaram com a execução dos Hinos Nacional, do Paraná e de Pinhais cantados pelos alunos da Escola Antônio Andrade e os estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Semiramis de Barros Braga que fizeram uma apresentação cultural.
Fato Histórico
Para contar e relembrar um pouco este fato histórico de Pinhais, foram ouvidas Jordina Dina da Silva, moradora da cidade, que na época participou do processo do plebiscito, e o primeiro presidente da história da Câmara Municipal de Pinhais, o vereador Vinicius da Cruz, que falou sobre a primeira legislatura do Poder Legislativo.
A homenagem também foi concedida aos ex-prefeitos ou seus representantes/familiares: João Batista Costa, Siegfried Boving (Zico), Luiz Cassiano, Mário Bonaldo, Luizão Goulart e Marli Paulino. O certificado de honra também foi concedido aos ex-presidentes da Câmara Municipal, sendo realizado um registro junto com os colegas ex-vereadores da época da legislatura: Vinicius da Cruz, João de Souza, Lineu Pires, Osmar Nunes Cardoso, José Rodrigues Dias, Demétrio César Tonon, Gilberto Hartkopf e Marcio Pereira Alves. Todos os homenageados receberam um exemplar do livro “Pinhais 30 anos – Uma história ilustrada”.
Pioneirismo
O papel do pioneirismo, daqueles que contribuírem para Pinhais se tornar um município, foi abordado pelo ex-prefeito Zico. “Uma cidade só se torna importante quando ela dá importância às coisas que acontecem em sua história. O momento agora é de olhar para trás e temos que dar honra aqueles que se importaram quando o município era pequeno, ainda ligado a Piraquara, e todos nós, junto com outras pessoas, fomos pioneiros e pagaram o preço para transformar esta localidade em uma cidade boa para se morar. Creio que cada um dos presentes tem a sua importância e acreditamos em um futuro promissor para Pinhais”, disse Zico.
Emancipação
Já a deputada estadual e ex-prefeita Marli Paulino relembrou um pouco da história da emancipação, frisou o trabalho de transformação que o município passou a ter a partir de 2009 e disse da relevância dos servidores que contribuem para Pinhais ser uma referência em todas as áreas. “Pinhais está desta forma hoje porque tem uma equipe que se dedica demais: os servidores. Fico muito feliz porque as coisas acontecem, a gestão é reconhecida, mas quem faz as coisas acontecerem no município são os secretários e servidores que se dedicam e trabalham com muito carinho. Moro na cidade há mais de 40 anos e vi Pinhais crescer. E vendo o antes e o agora, para nós, é muito gratificante”, disse ela.
Conquistas e Desafios
A prefeita Rosa Maria finalizou o evento agradecendo a todos pela presença e destacando que a cidade continuará a cuidar das pessoas. “Hoje, Pinhais com 31 anos é uma cidade que está em sua plena juventude. Temos muitos desafios, mas muitas coisas boas para fazer. O futuro nos aguarda e as novas gerações saberão que as pessoas que construíram essa história e que construirão farão sempre pensando no melhor para cada cidadão em todas as áreas. Que Deus continue a nos abençoar com saúde e sabedoria para deixarmos nossos legados e mostrarmos que valeu a pena termos passado e feito a diferença na vida das pessoas. Viva Pinhais!”, afirmou Rosa Maria.