A troca de roupas de cama semanalmente é muito comum. Porém, muitas pessoas se esquecem da importância de higienizar também os travesseiros. Essenciais na qualidade do sono, mesmo protegidos por capas ou fronhas, esses itens são grandes acumuladores de ácaros e bactérias e precisam ser higienizados com frequência e da maneira correta.
Para Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede de higienização e blindagem de estofados, a limpeza profissional é a melhor saída para a garantia de uma higienização efetiva. “Os travesseiros podem abrigar milhares de microrganismos que podem se proliferar ainda mais com uma lavagem incorreta. Produtos específicos são os mais recomendados para esse tipo de procedimento, além da aplicação correta feita por profissionais que garantem a total higienização das peças”, afirma o CEO.
Lavar travesseiros em casa pode acarretar nesse acúmulo de bactérias, já que muitas vezes a máquina de lavar não consegue atingir sua potência máxima pelo peso das peças ou a exposição ao sol não seca completamente o tecido. “A secagem incorreta, além de muitas vezes causar danos ao material, pode acelerar o processo de multiplicação dos ácaros. Isso porque os travesseiros possuem muitas fibras e, mesmo que aparente estar secos por fora, seu interior requer muito mais tempo para secar e esse ambiente é propício para abrigar colônias de microrganismos”, ressalta Fritz.
Além da lavagem especializada, a blindagem é recomendada para aumentar ainda mais a vida útil dos travesseiros, que devem ser trocados a cada dois anos, já que nesse período 1/3 do peso do travesseiro é formado por ácaros. “Esse processo, que leva em torno de 30 a 40 minutos, blinda o tecido e evita a entrada de poeira e outros resíduos. Também é recomendado para evitar manchas”, completa.