Na manhã de terça-feira (25/08), na sede da Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais, representantes de nove Guardas Municipais (GMs) de cidades da Região Metropolitana e da capital se reuniram para discutir pautas referentes à criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança de Curitiba e Região, além de situações pontuais para o fortalecimento e melhoria do trabalho das GMs.
Secretários de Segurança, diretores e comandantes das corporações de Curitiba, Colombo, Araucária, Campo Largo, Mandirituba, Pinhais, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais debateram outros pontos que indicam uma maior integração entre as Guardas e demais forças de segurança pública.
Para tanto, conforme informou o diretor de Segurança de São José dos Pinhais, Samarone Bueno, medidas estão em andamento para atender solicitações antigas das corporações envolvidas, uma delas é o porte de arma de fogo tanto no período de trabalho quanto fora do expediente. Este pedido será oficializado junto à Polícia Federal, bem como a solicitação da mudança de calibre de arma de fogo utilizado hoje pelas Guardas Municipais, passando de .380 para um calibre maior, a .40, o pedido será protocolado via ofício para o Exército.
“Quando você pensa em segurança pública, você deve pensar sim que a Guarda Municipal fará de tudo para a defesa do cidadão e da sua cidade, e está se formando um consenso de que muito em breve a segurança será municipalizada, isso é uma tendência, mostra a importância e o grau de responsabilidade das Guardas Municipais”, destacou Samarone.
Outros pontos levantados nessa primeira reunião foram a formação de um grupo de trabalho para a efetivação do Consórcio Intermunicipal de Segurança de Curitiba e Região, ações para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, ativado recentemente pela Secretaria de Segurança do Estado.