Só este ano, em dois mutirões, a Prefeitura de Pinhais castrou e microchipou mais de 1.100 animais
Ninguém é obrigado a ter um animal de estimação, entretanto, ao fazer esta escolha assumem-se as responsabilidades pelos cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos. Este é um princípio básico da Guarda Responsável, um conjunto de regras que norteiam os projetos conduzidos pela Prefeitura de Pinhais visando a educação e conscientização da população e contribuir para a redução do número de animais nas ruas do município.
“O que presenciamos a cada dia é a irresponsabilidade de muitas pessoas, que deixam os animais terem livre acesso à rua ou até mesmo os abandonam à própria sorte. Esquecem que quando pegamos um animal devemos ter em mente que eles crescem e vivem em torno de 10 anos e que durante esse tempo nós somos os responsáveis por eles, devendo praticar a guarda responsável durante toda a sua vida”, explica a médica veterinária Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Mutirão de Castração
Pela primeira vez, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou duas edições do Mutirão de Castração, o que resultou na castração de mais de 1.100 animais, entre cães e gatos. As ações foram direcionadas ao público que já havia se cadastrado previamente para realização do procedimento cirúrgico gratuito. “Desta maneira, reduzimos de forma significativa e eficaz a fila. Com a redução da demanda conseguiremos diminuir a espera para novos inscritos no projeto, devido ao credenciamento de clínicas veterinárias”, comenta Solange.
O Programa Gratuito de Castração de Cães e Gatos tem como premissa prevenir que mais ninhadas indesejadas venham ao mundo e sejam abandonadas. A iniciativa é voltada para moradores de Pinhais com renda familiar de até 3 salários mínimos, além disso os proprietários participam de uma palestra onde recebem noções do procedimento, cuidados com o pós-operatório e orientações sobre a legislação de proteção e bem estar dos animais.
Feira de Adoção de Cães e Gatos
Outra ação é o evento de Adoção de Cães e Gatos, onde seus tutores os levam até a feira e caso não sejam adotados deverão voltar para seus lares. Realizada mensalmente, a próxima edição acontecerá no dia 25 de novembro, no Bosque Municipal, das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 3912-5705.
Veterinário Mirim
O Projeto Veterinário Mirim, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, tem o objetivo de sensibilizar e promover a educação em guarda responsável dos animais, relacionando o tema com a realidade dos alunos da rede municipal de ensino, tornando-os multiplicadores do conhecimento adquirido.
Cão Comunitário
Baseado na Lei 17422/12, Pinhais conta ainda com o Programa Cão Comunitário, que são aqueles que apesar de não terem proprietário definido, são adotados por mantenedores, que têm a responsabilidade de cuidar de um ou mais animais, sem necessariamente levá-los para casa. Essas pessoas precisam oferecer todas as condições para que os animais tenham uma vida saudável, estabelecendo assim com a população um vínculo de dependência e manutenção. Os cães participantes deste programa são castrados, vacinados, desverminados e recebem todo o aporte clínico necessário.
Ação de Guarda Responsável
A Secretaria Municipal de Saúde também realiza periodicamente Ações de Guarda Responsável. Durante a iniciativa são disponibilizadas vacinas contra raiva em cães e gatos acima de 3 meses, e orientações sobre zoonoses, dengue, zika e animais peçonhentos. Para serem vacinados, os animais devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. A próxima edição será no dia 11 de novembro, das 9h às 16h, na Unidade de Saúde Ana Nery, na Rua Jacarezinho, 1945, bairro Alto Tarumã. Mais informações: 3912-5396.
Cães agressivos
Em caso de agressividade dos cães e estes não possuírem donos e representarem perigo para a população, o setor de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, vai até o local avaliar a situação e, se for necessário, faz o recolhimento do animal (contato: 3912-5396). Se possuírem donos deve ser aberta denúncia na Secretaria de Meio Ambiente, por meio do telefone 3912-5705 ou e-mail: meioambiente@pinhais.pr.gov.br.
Dia do Carroceiro
Outra ação da Prefeitura em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é o Dia do Carroceiro, um projeto gratuito que busca melhorar as condições de saúde dos cavalos do município, de modo a garantir o bem estar dos animais. Na ocasião, os equinos são tratados com vermifugação e tem seu estado geral de saúde avaliado, enquanto os proprietários são cadastrados e recebem orientações. Além disso, o projeto também busca a vigilância epidemiológica ativa das principais zoonoses transmitidas por cavalos, com enfoque na saúde pública. Mais informações sobre este e outros projetos desenvolvidos pela Seção de Defesa e Proteção Animal pelo telefone 3912-5705.