A Guarda Municipal de Curitiba deflagrou na manhã do dia 14, na Praça Rui Barbosa, uma operação de reforço do patrulhamento preventivo em toda a região central de Curitiba. O objetivo é proporcionar maior segurança para as pessoas que transitam pela região e intensificar a atuação nos equipamentos da Prefeitura.
“Nosso objetivo principal é garantir uma sensação de tranquilidade aos cidadãos curitibanos. Trabalharemos de forma contínua e em colaboração com a Polícia Militar”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Revezamento
Diferentes equipes do Núcleo Operacional da Guarda Municipal da Regional Matriz se revezarão nesse reforço semanalmente até o início de novembro, apoiada pelos demais núcleos da corporação. Estrategicamente, os guardas municipais atuarão nos locais com maior vulnerabilidade e histórico de ocorrências.
“Nos concentraremos na prevenção em áreas de maior incidência criminal, complementando nosso trabalho diário. A operação ocorrerá em alguns dias da semana com maior índice de ocorrências, duas vezes por dia”, explicou o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior.
Atividades regulares
Nos demais dias e horários, a corporação continuará suas atividades regulares. “Não deixaremos de cumprir nossas obrigações habituais. A ideia é concentrar esforços nos locais e momentos mais críticos até novembro e depois ajustaremos nosso planejamento para a temporada de Natal, quando tradicionalmente a Guarda reforça o efetivo nas regiões com maior movimento comercial”.
Todo o trabalho e atuação dos guardas serão monitorados em tempo real pelo Centro de Controle Operacional da Muralha Digital.