No início da noite do dia 15, terça-feira, durante patrulhamento no bairro Maria Antonieta, a viatura da Guarda Municipal de Pinhais (GM) passava por uma rua quando viu em frente a uma casa um menino que ficou esperando a viatura passar em frente ao imóvel para dar um “boa noite” aos guardas. Surpreendida com a simpatia e receptividade da criança, a GM resolveu retribuir a atenção parando a viatura para bater um papo com o garoto.
A equipe conheceu o pequeno Matheus, de 11 anos, e descobriu que ele é um admirador das forças policiais, além disso, tem o sonho de ser policial e quer ser aprovado no concurso do Colégio Militar. Esse desejo iniciou há alguns anos, quando Matheus ganhou de sua madrinha um livro que aborda o trabalho dos policiais e orienta para sempre que uma criança veja um policial militar, civil ou guarda, o cumprimente.
O tempo não foi longo, mas foi uma oportunidade para a criança conversar com os guardas municipais, contar o seu sonho, agradecer a atenção e, claro, fazer uma foto com a equipe – o supervisor Freitas e os guardas Alan e Carvalho. Para alegria de Matheus esse foi só o primeiro encontro, pois ele foi convidado para conhecer a sede da GM de Pinhais, após o fim da pandemia, para ver as instalações, viaturas, equipamentos, além de conhecer outros integrantes da corporação.
Acostumado a presenciar diversos tipos de ocorrências, essa foi uma situação surpreendente e recompensadora, conta o supervisor Freitas. “Quando vimos o menino em frente ao portão, e ele nos cumprimentou, fizemos questão de voltar para conhecê-lo, e conversarmos. Sem dúvida, para o menino foi um momento inesquecível. Depois a mãe dele nos ligou, e nos agradeceu pela atitude, porque ele estava realmente emocionado. Embora seja algo tão simples, para nós é extremamente gratificante. Por isso, fizemos questão de conversar com Matheus e deixar uma mensagem – para estudar muito para alcançar seus objetivos e sempre trilhar o caminho do bem”, afirmou o guarda.