Guarda Municipal de Curitiba treina corporações da RMC como agentes de trânsito

Guarda Municipal de Curitiba treina corporações da RMC como agentes de trânsito

Os conteúdos incluem legislação, com as normas de circulação e conduta, medidas administrativas e penalidades e dados a serem observados na habilitação

A experiência adquirida pelos guardas municipais de Curitiba no trânsito começa a ser compartilhada com colegas que integram corporações das cidades vizinhas. Sob coordenação do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da GM da capital, 44 guardas de Araucária, Fazenda Rio Grande e Pinhais, na Região Metropolitana, foram capacitados para a atividade.

O Curso de Formação para Agentes de Trânsito teve a carga horária de 200 horas-aula, distribuídas ao longo de um mês, segundo padrão definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) por meio da portaria nº 94/2017.
“É a mesma formação aplicada aos guardas de Curitiba, para que os profissionais estejam aptos para as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo e patrulhamento de trânsito”, afirma o comandante da Guarda Municipal da capital, Carlos Celso dos Santos Junior.

Além de supervisores e inspetores da própria GM, o curso conta com instrutores servidores das áreas de projetos, de operação e agentes da Superintendência de Trânsito (Setran). Os conteúdos incluem legislação, com as normas de circulação e conduta, medidas administrativas e penalidades e dados a serem observados na habilitação.

Noções de engenharia de tráfego e sinalização, bem como conceitos de mobilidade, de educação no trânsito e como administrar conflitos, também integram a grade. Na prática operacional os alunos desenvolvem aspectos da fiscalização com a montagem de blitz e técnicas de abordagem.

Balanço das blitze

Como parte do curso, os guardas da Região Metropolitana acompanharam 18 blitze em oito dias, com a abordagem a 491 veículos e 308 autuações aplicadas a irregularidades diversas encontradas. Durante as fiscalizações, 118 veículos foram guinchados, conforme previsão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dos quais 92 automóveis e 26 motocicletas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress