Foto: Cesar Brustolin/SMCS
A Guarda Municipal de Curitiba realiza nesta semana, no Parque Barigui, as atividades práticas do programa Bom Retorno, estágio de qualificação profissional para todos os guardas municipais previsto na lei federal nº 5.123/04.
Os agentes terão uma carga de 100 horas/aula, divididas em 40 horas de atividades práticas e 60 horas de ensino à distância (EAD), que poderão ser realizadas durante todo o ano.
O programa é realizado em Curitiba desde 2013 em parceria com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e o Instituto Municipal de Administração Pública. Em 2016, o projeto conta com parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, responsável pelas aulas do módulo EAD.
Na terça-feira (16), os oficiais tiveram cursos de primeiros socorros e de atendimento pré-hospitalar (APH Tático). As atividades seguem até sexta-feira (19), destacando técnicas de abordagem policial a pessoas, de uso espargidor (gás de pimenta, etc.), de abordagem de veículos e de edificações, uso do bastão e defesa pessoal, uso de produtos perigosos, combate a incêndios e operações com cães, além de palestra sobre Direitos Humanos.
“Esta turma de 65 guardas municipais é a primeira das 22 previstas de treinamento prático para 2016. As atividades desenvolvidas são importantes para o dia a dia do guarda municipal, para que se atualizem constantemente”, diz a guarda municipal Eliane Hirt, uma das orientadoras do programa Bom Retorno.
Para o guarda municipal Deyjunior Cândido da Silva Pereira, o programa deixa o agente sempre preparado para as diversas situações que podem encontrar no seu trabalho nas ruas da cidade. “Com a capacitação, temos a condição de dar melhor suporte à população. É importante realizarmos o curso, principalmente logo depois das férias porque chegamos mais abertos ao conhecimento e aprendizado”, afirma.
A guarda municipal Gisele Rosangela dos Santos lembra que o Bom Retorno permite uma maior interação dos guardas. “Muitos realizam trabalhos internos e não estão nas ruas diariamente. E a capacitação é um momento de relembrar todas as atividades da área, todos participam juntos e um sempre coopera com ou outro. E rememorar a parte prática é o mais importante para nós, pois é nosso dia a dia”, confirma.