A Guarda Municipal de Curitiba registrou 12,7 mil atendimentos à população pelo telefone 153, em 2022. O canal é o contato de emergência da corporação, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento é realizado por guardas municipais que integram o Centro de Controle Operacional da Muralha Digital.
Entre as solicitações mais registradas estão ocorrências envolvendo o trânsito (913), dano ao patrimônio (755), agressão física ou verbal (709) e a violação de medidas protetivas (667). Outro destaque também é acionamento da corporação pelo 153 para prestar apoio a outros órgãos (2.012). Em números totais, a GM atendeu 12.781 solicitações da população.
O comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior, explica que o telefone de emergência é o principal canal de comunicação com a população. Além disso, ele reforça que os registros encaminhados pela comunidade fazem a diferença em muitos casos.
“Ainda que a guarda atue de forma preventiva em toda a cidade, em casos como pichação e dano ao patrimônio público, por exemplo, é imprescindível a participação da população para que possamos agir no ato e efetuar a prisão em flagrante”, explica o comandante.
Como funciona
Após o contato por telefone, um rádio operador da Guarda Municipal faz o registro da ocorrência no sistema e encaminha a viatura mais próxima do local para o atendimento da solicitação. Do Centro de Controle Operacional, a ocorrência é acompanhada até o seu encerramento.
Quando ligar
A ligação para o 153 pode ser feita quando o cidadão flagrar alguém pichando um muro, danificando uma estação-tubo ou furtando cabos da iluminação pública. Casos de importunação sexual dentro dos ônibus também podem ser informados à Guarda Municipal, pela vítima ou por testemunhas que tenham presenciado o fato.