O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu, no dia 17, segunda-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em evento na Secretaria Municipal da Saúde que marcou a ampliação de serviços da Central Saúde Já Curitiba. Na oportunidade, Greca assinou o decreto de criação da Central, documento que consolida a oferta de serviços virtuais de saúde aos curitibanos por ligação telefônica e videoconsulta pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.
Convidada a vir a Curitiba exclusivamente para o lançamento da nova fase da Central Saúde Já, a ministra Nísia Trindade destacou a criação da Secretaria de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde, que deverá incorporar experiências exitosas como a da capital paranaense para levar a todo país.
“É uma alegria estar aqui, agradeço ao prefeito Greca por essa honra e também eu quero parabenizar a ele por essa iniciativa tão importante da saúde digital”, disse a ministra. Segundo ela, Curitiba é uma referência importante nessa e em outras áreas e destacou o aprendizado que a pandemia trouxe. “Eu quero deixar aqui o compromisso do Ministério da Saúde de estar junto dessas ações e de também aprender com inovações como as que ocorrem aqui em Curitiba”, disse a ministra.
Nísia Trindade reafirmou a parceria histórica do governo federal com Curitiba. “Queremos avançar ainda mais na saúde digital em benefício ao cidadão. Construiremos um SUS sólido com base no tripé ciência, saúde e democracia, com o engajamento de todos os níveis de governo e com forte participação social”, finalizou.
Saúde 4.1
Rafael Greca ressaltou que a inovação só vale quando se transforma em processo social, quando ela serve às pessoas. “Hoje destacamos aqui a Saúde 4.1, que é a evolução da indústria 4.0, da internet das coisas, mas vamos colocar essa internet totalmente à serviço das pessoas”. Greca explicou que o algarismo 1 do Saúde 4.1 representa o cidadão, ser humano único e individual. “São as pessoas que nesta cidade valem muito”, destacou.
O prefeito relembrou o enfrentamento da pandemia e a necessidade de superar os obstáculos com a dedicação plena dos profissionais de saúde, vencendo a dor e o obscurantismo dos que negavam a ciência.
Empenho e avanços
Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, os avanços do sistema público de saúde municipal se devem ao empenho de cada profissional da SMS em oferecer o melhor atendimento à população. Sistema que sempre teve o prefeito como maior incentivador.
“Considero o prefeito Rafael Greca também um servidor da Secretaria da Saúde, porque ele é o responsável pelo melhor e maior orçamento de saúde do município desde 2017, quando assumiu seu segundo mandato à frente da Prefeitura”, disse Beatriz. Rafael Greca está em seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Curitiba.
O começo
A secretária explicou que a origem da Central Saúde Já Curitiba foi a Central Coronavírus, criada em março de 2020, quando foi confirmado o primeiro caso de covid-19 em Curitiba. “Foi naquele momento em que pedíamos às pessoas com sintomas leves não saírem, pedíamos para ficarem em casa e ligarem para 3350-9000’”, relembrou.
A mesma lógica está sendo disponibilizada agora pela SMS. Pessoas com sintomas leves de outras queixas e não apenas sintomas respiratórios, podem ser atendidas por meio da Central Saúde Já Curitiba. Para ter acesso, é necessário ter instalado no celular o aplicativo Saúde Já Curitiba, com senha e cadastro definitivo.
Dessa forma, o usuário poderá ser atendido pelos profissionais de saúde da Central e, caso necessário, fazer uma tele ou videoconsulta por meio do aplicativo.
Decreto
Com a assinatura do Decreto Nº 599/2023, o prefeito Rafael Greca cria oficialmente a Central Saúde Já Curitiba como mais um ponto de atenção do SUS Curitibano. Criada como uma solução de emergência durante a pandemia de covid-19, a Central foi fundamental para evitar a exposição desnecessária ao vírus, sem, no entanto, limitar o acesso da população ao atendimento oportuno e necessário aos serviços de saúde.
“Muitos municípios e serviços de saúde decidiram desmobilizar suas soluções de atendimento virtual de saúde, mas Curitiba decidiu ampliar o acesso do cidadão a soluções tecnológicas que aproximam as pessoas aos profissionais de saúde, mesmo sem sair de casa”, explica Beatriz Battistella.
Inicialmente, o novo serviço estará disponível para pessoas de 18 a 25 anos e gradativamente a Prefeitura irá ampliar o público alvo. Para ter acesso às novas funções, o usuário precisa ter o cadastro definitivo e senha no App Saúde Já Curitiba.
Saiba como acessar os novos serviços da Central Saúde Já Curitiba
A partir do lançamento dos novos serviços da Central Saúde Já Curitiba, na segunda-feira, dia 17, o curitibano passa a contar com mais um ponto de atenção à saúde para atendimento virtual de queixas leves e agudas – sintomas que causam desconforto e a necessidade de atendimento no mesmo dia.
“É importante salientar que estamos ampliando os serviços do SUS curitibano com mais um ponto de acesso, que funciona pelo telefone 3350-9000 e pelo aplicativo Saúde Já Curitiba”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Segundo ela, o objetivo é facilitar a vida do cidadão, que pode resolver algumas situações de saúde sem sair de casa.
Antes de procurar atendimento em uma Unidade de Saúde ou UPA, a pessoa que tem sintomas leves, como dor de garganta, dor de ouvido, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras, pode ligar para a Central 3350-9000 para ter acesso ao atendimento dos profissionais de saúde da secretaria.
Inicialmente, o novo serviço estará disponível para pessoas de 18 a 25 anos e gradativamente a Prefeitura irá ampliar o público-alvo. Para ter acesso aos novos serviços, o usuário do SUS curitibano precisa ter instalado em seu celular o App Saúde Já Curitiba com senha e cadastro definitivo.
Como funciona a consulta
Ao ligar para a Central 3350-9000, o paciente deverá escolher para qual serviço está em busca de atendimento: suspeita de covid; outros sintomas/queixas agudas; agendamento de vacina; ou outras informações e orientações.
Ao escolher queixas agudas, a ligação será transferida para que um profissional de saúde faça a classificação de risco do caso, priorizando o atendimento de acordo com a gravidade do quadro.
Videoconsulta
Se necessário, será encaminhada a videoconsulta com médico da SMS, via aplicativo Saúde Já Curitiba. Com o app atualizado, com senha e cadastro definitivo, o usuário deverá clicar na aba ‘Central Saúde Já’ e depois em’ Realizar atendimento’, quando será iniciada a consulta por vídeo.
Se necessário, o médico irá receitar medicamentos e a receita médica será enviada ao usuário pelo aplicativo. A receita médica poderá ser levada à Unidade de Saúde para a retirada dos medicamentos prescritos, sem a necessidade de ser impressa. Caso a US esteja fechada, o usuário pode retirar a prescrição em uma UPA. Se a pessoa quiser adquirir o medicamento em uma farmácia privada, também é possível apresentar a receita com QR Code pelo APP.
Se for necessário a emissão de atestado médico ou declaração, o documento também será enviado pelo aplicativo.
Em situações que a equipe de saúde considerar necessário o atendimento presencial, o paciente será encaminhado para uma Unidade de Saúde ou UPA, conforme a gravidade do caso.
Depois de finalizado o atendimento, também será possível avaliar a consulta por meio do App Saúde Já Curitiba.
A Central Saúde Já funciona todos os dias, de segunda a sexta-feira das 7h às 22h, inclusive feriados. Sábados e domingos, das 8h às 20h.