Greca recebe a segunda dose da vacina e homenageia enfermeiros

Greca recebe a segunda dose da vacina e homenageia enfermeiros

Acompanhado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que é enfermeira, Greca recebeu o imunizante no Pavilhão da Cura do Parque Barigui
rafael greca 1 Greca recebe a segunda dose da vacina e homenageia enfermeiros
Prefeito Rafael Grecaa companhado da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Cecília Huçulak , recebe segunda dose da vacina e homenageia enfermeiros. Na imagem: Prefeito Rafael Greca e a Enfermeira Maria Fátima Soares Curitiba, 12/05/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito de Curitiba recebeu na manhã do dia 12 de maio a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A data coincidiu com o Dia Internacional da Enfermagem, uma homenagem a britânica Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, nascida em 1820.

Acompanhado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que é enfermeira, Greca recebeu o imunizante no Pavilhão da Cura do Parque Barigui e aproveitou a ocasião para agradecer aos profissionais da enfermagem.

“Neste dia auspicioso da enfermagem quero cumprimentar todos os enfermeiros e enfermeiras e por extensão os demais profissionais da saúde que, neste imenso mutirão, no Pavilhão da Cura, promovem a vida em abundância. Vida que todos nós devemos de Deus merecer, a vida que nós queremos que fortaleça em nossa terra e em nossa gente”, disse Greca.

O prefeito chegou por volta das 11 horas e aguardou sua vez na fila, como todos os curitibanos, até ter o nome chamado no monitor de atendimentos. Teve a segunda dose do imunizante (CoronaVac) aplicada pela técnica em enfermagem Maria de Fátima Soares, que há 15 anos é servidora da saúde municipal.

O prefeito agradeceu a profissional que, com outras colegas de profissão, registrou o momento em fotos e vídeos. O grupo se reuniu brevemente para ouvir a homenagem feita em público do prefeito.

“As enfermeiras de braços dados compõe o elo da vitória, da força, da resistência, da capacidade de sermos muito mais fortes do que qualquer dificuldade. Possa o senhor da vida fazer brilhar nesse local e na cidade inteira a força da saúde. Bendito seja Deus”, completou o prefeito.

Emoção

Emocionada, Maria de Fátima, falou sobre o sentimento do ofício praticado diariamente. Ela estima que, desde janeiro, já tenha aplicado mais de 15 mil doses da vacina na população.

“A emoção de vacinar o nosso prefeito é similar à que tive em cada uma das doses que eu apliquei, é a alegria em contribuir para proteger as vidas que por mim passaram”, disse Maria de Fátima.

Greca havia tomado a primeira dose da vacina em 17 de abril, obedecendo naquela data ao cronograma de vacinação para o grupo das pessoas de 65 anos.

Marcia Huçulak, que é enfermeira e especialista em saúde pública, também aproveitou a oportunidade do encontro com as equipes de enfermagem para parabenizar os profissionais da área.

“O enfermeiro é o profissional do cuidado, atua desde o nascer ao morrer. Para nós, esse momento da vacinação tem um significado muito grande, da esperança e da vida. Parabéns a todos os profissionais da equipe de enfermagem da cidade de Curitiba pela dedicação neste ano pandêmico, pelo esforço e por todo o trabalho em prol da vida”, disse a secretária.

Cronograma de vacinação

De acordo com o cronograma de vacinação, na quarta-feira foram vacinadas com a primeira dose as pessoas com comorbidades com 57 anos ou mais que comprovadamente tenham alguma das 22 doenças preexistentes listada pelo Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

O empresário João Ricardo Vieira, 58 anos, hipertenso, foi um dos vacinados nesta manhã. Em agosto do ano passado teve Covid-19 e precisou de sete dias de internamento hospitalar para se recuperar.

“Agora, com vacina, a vida ganha outra perspectiva. É um recomeçar com mais esperança”, disse Vieira.

A vacinação também continua para a imunização de gestantes, puérperas e pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos.

Paralelamente seguem as vacinas para profissionais da saúde e a aplicação das segundas doses para idosos e profissionais das forças armadas.

O cronograma para o grupo das pessoas com comorbidades foi aberto no dia 11 com as pessoas de 59 anos, e seguirá por critério de idade, do mais velho para o mais novo (até 18 anos completos).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress