Greca presidiu a 6ª assembleia-geral do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da RMC

Greca presidiu a 6ª assembleia-geral do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da RMC

Representantes dos dez municípios consorciados participaram da reunião na Prefeitura de Curitiba e foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca

O prefeito Rafael Greca presidiu, no dia 12, terça-feira, a 6ª assembleia-geral do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM), no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. Representantes dos dez municípios consorciados participaram da reunião, na qual foram discutidos e aprovados, entre outros assuntos, o orçamento do órgão para o exercício de 2024.

“Sempre ressalto a importância deste consórcio para a segurança da Região Metropolitana. Com ele, conseguimos fazer mais com menos recursos. Com a cooperação entre os municípios, conseguimos atuar de forma articulada e cobrir melhor nosso território. É uma ideia moderna e nós acreditamos e estimamos esse trabalho”, afirmou Greca.

Segundo o que foi apresentado na assembleia, o orçamento do consórcio para o próximo ano será rateado entre os municípios consorciados de acordo com a estimativa da população (dados do IBGE) e o número de guardas municipais em atividade. Portanto, Curitiba, o maior município, ficará responsável pelo custeio de 59% do orçamento, enquanto os 41% restantes serão divididos entre os demais municípios conforme a regra estipulada.

Durante o encontro, também foram referendadas a indicação do guarda municipal de Curitiba, Elias Ferreira de Almeida, ao cargo de secretário executivo do Coin-GM; a alteração do endereço da sede do órgão, que agora será junto à Guarda Municipal de Curitiba; a renovação da logo de identidade visual do Consórcio e a substituição, a pedido dos municípios, dos membros do Conselho Fiscal indicados por Curitiba e São José dos Pinhais.

Segurança Pública

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, comentou sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a competência das guardas municipais como órgão que integra o Sistema de Segurança Pública.

“Esse reconhecimento formal após tantos anos de existência e atuação das guardas municipais no país é resultado do bom trabalho feito diariamente pelos senhores lá na ponta”, disse Matos. “Contem conosco no que for preciso, todos nós queremos uma sociedade mais justa e que atenda melhor os moradores”, concluiu.

Atuação do Consórcio

O comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior, defendeu a integração, a representatividade e a ampliação da atuação do consórcio.

“Estamos bem organizados e a presença do consórcio traz um peso maior. Esse trabalho precisa chegar a outros locais do país, para que tenhamos uma atuação uniforme e bem estruturada no atendimento à população”, afirmou o comandante.

Ações realizadas

Ao fim da reunião, o novo secretário executivo apresentou um resumo das ações realizadas pelo consórcio ao longo do ano e também apresentou um panorama de atividades futuras, como um curso de instrutor de tiro e de armeiro para as guardas consorciadas, que será ministrado pelo Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba.

Presenças

Participaram da assembleia os secretários municipais de Segurança e Ordem Pública Anderson Mendes Araújo (Pinhais), Renato Guimarães Mendes Curto Bueno (Mandirituba), Rui Noé Barroso Torres (Fazenda Rio Grande), Lincoln Roberto Stygar (Araucária), Samir Moussa (Campo Largo), Laertes Andreatta (Quatro Barras), o coordenador Thiago Skau (Colombo), o diretor Andreo Maykon de Souza (São José dos Pinhais) e o inspetor-geral Marcelo Adriano Assis de Souza (Campina Grande do Sul) e outras autoridades.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress