Uma das mais antigas e longas ruas de Curitiba, a Saldanha Marinho, que começa no centro histórico ao lado da Catedral, na Praça Tiradentes, e desemboca na Rua Major Heitor Guimarães, no bairro da Campina do Siqueira, vai ter o seu último trecho de pavimento primário finalmente coberto por asfalto. A partir da nova etapa de obras do programa Asfalto no Saibro – lançada na tarde de sexta-feira (17/5) pelo prefeito Rafael Greca -, a via será contemplada nos 170 metros finais que ficam entre as ruas Bernardo Stavski e João kaviski.
“Não sei porque a Saldanha Marinho, uma via que começou a ser urbanizada em 1970, ao lado da Catedral, ficou até hoje com um pedaço de saibro. Vamos agora cobrir essa e outras 30 ruas com asfalto e colocar infraestrutura de drenagem”, disse o prefeito Rafael Greca.
Na presença de moradores, que foram acompanhar a vistoria técnica no início dos trabalhos, Greca explicou que outros bairros começam a receber a obra simultaneamente.
“A ideia é uma cidade sem poeira, sem tranqueira, é uma Curitiba onde as pessoas vão e voltam com saúde, conforto e segurança” completou o prefeito.
Obra em 31 ruas
Além da Rua Saldanha Marinho, a nova etapa de obras vai livrar da poeira e da lama mais 30 ruas de 18 bairros da cidade, totalizando 6.865 metros de asfalto novo nos bairros.
Serão dois lotes de obras que vão contemplar ruas dos bairros Boa Vista, Pilarzinho, Uberaba, Campo comprido, Mossunguê, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Santo Inácio, Butiatuvinha, Alto Boqueirão, Boqueirão, Uberaba, São Miguel, Cidade Industrial de Curitiba, Pinheirinho, Umbará, Sítio Cercado e Tatuquara.
O programa Asfalto no Saibro da Prefeitura de Curitiba já transformou 135 km de ruas ainda de chão batido, sem infraestrutura, em vias com pavimento de boa qualidade e completa estrutura de drenagem, com implantação de galeria de água pluviais, meios-fios e boca de lobo.
Desenvolvimento local
Por onde passa, o programa induz o desenvolvimento local. Os moradores se animam já no início dos trabalhos, que começam com a escavação das vias para implantação das novas galerias para captação da água pluvial. O empresário Afonso Andrade contou que o início da obra da Rua Saldanha Marinho foi festejado entre os vizinhos.
“Entrava e saía prefeito e a rua seguia esquecida, cheia de buracos, acumulando barro nos dias de chuva e poeira nos dias secos. O asfalto vai acabar com isso, que felicidade”, disse Andrade.
Outro morador satisfeito é Carlos Alberto Ferreira, que foi ao encontro de Greca para falar da importância da melhoria que a rua começou a receber. “É uma rua muito movimentada, os carros passam e levantam muita poeira, é impossível manter a casa limpa e a saúde em dia com tanta sujeira. Esse asfalto era desejado por aqui”, contou Ferreira.
Oneide da Conceição Bueno também gostou de ver os trabalhos começarem bem na frente da sua casa. “Vai ficar muito bom, hoje é dia de comemorar”, disse a dona de casa.
135 km de obras concluídas
Com mais de 135 km de obras já concluídas, o programa Asfalto no Saibro, que foi lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, tem sido transformador para o desenvolvimento local, proporcionando infraestrutura essencial e conectando bairros.
São contempladas prioritariamente as ruas oficiais cuja obra é solicitada pela população nas audiências públicas do Fala Curitiba e pelo Canal 156. A maioria delas (99%) fica em bairros distantes do Centro.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) que atualmente tem dezenas de frentes de trabalho em andamento.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o programa Asfalto no Saibro oferece uma solução direta às demandas recorrentes da comunidade por melhores condições de infraestrutura.
“São obras que transformam a paisagem urbana e a rotina das famílias. Ao proporcionar vias mais seguras e confortáveis, estamos elevando a qualidade de vida e proporcionando dignidade aos moradores”, destaca Rodrigues.
Acompanharam o lançamento da nova etapa do programa Asfalto no Saibro, na Rua Saldanha Marinho, o administrador da Regional Santa Felicidade, Dirceu de Matos; o diretor do departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani; o engenheiro fiscal de obras da Smop, Loris Almir Probst Filho; e os vereadores Mauro Bobato, Hernani, Mauro Inácio e Sidnei Toaldo.
Nova Etapa do Programa Asfalto no Saibro
- 31 ruas contempladas
- Obras em 18 bairros (dois lotes de obras)
- 6.865 metros e novo asfalto
- 135 km de obras já concluídas pela cidade