Como parte das festividades do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023, o prefeito Rafael Greca entregou à cidade no dia 12, terça-feira, a nova iluminação cênica da histórica Igreja Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, localizada na Praça Senador Correia, no Centro. A inauguração da nova iluminação aconteceu durante a festa da padroeira da América Latina, organizada pela igreja.
A ação da Prefeitura de Curitiba foi para preservar e destacar o patrimônio cultural e religioso da cidade. A edificação, inaugurada como Paróquia em 1967 e elevada à condição de Santuário em 2012, passou por uma restauração no ano passado. O Santuário recebeu novos vitrais, inscritos e catalogados no banco de dados da ONU (Organização das Nações Unidas) como de interesse histórico.
O local é um importante ponto de referência para os curitibanos, mas também para os peregrinos devotos à santa. Com esta iniciativa, a cidade reafirma seu compromisso em preservar e promover a rica herança histórica e cultural que contribui para a identidade de Curitiba.
Após assistir à missa em homenagem à padroeira, Greca falou aos fiéis que se reuniram no Santuário para festejar a nova iluminação.
“Que a luz acesa hoje no santuário resplandeça sobre a noite dessa cidade, desse hemisfério, nesse Brasil tão lindo, tão grande e tão querido, e irradie nos corações de todos o mais puro sentimento de amor, de virtude e de paz. Feliz Natal a todos”, disse Greca.
O prefeito destacou o prêmio de Cidade mais inteligente do mundo, recebido pela capital neste ano, em Barcelona, pelo conjunto de políticas sociais, ambientais e inovadoras para o desenvolvimento da capital.
“A cidade inteligente é a cidade que ama, que compreende que a luz nasceu para trilhar em lugar alto. E que a luz é mais alta do que a luz que há no céu, que foi ponteada pela estrela de Belém, a luz deste amor que é eterno, que se chama Jesus. Jesus seja a nossa luz, a luz dos Pinhais em Curitiba, a luz de todas e de todos, cada um de vocês”, completou o prefeito.
Elementos arquitetônicos
O projeto luminotécnico da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe foi cuidadosamente elaborado para realçar os elementos arquitetônicos e simbólicos do templo. Arcos, portas, janelas, nichos da fachada com forma ogival, mosaicos e vitrais foram iluminados de maneira a destacar a beleza única da arquitetura gótica.
Com 58 projetores monocromáticos, em LED, a iluminação na cor branca varia de temperaturas quentes a frias, proporcionando uma experiência visual envolvente. A iluminação cênica destacou o mosaico de Nossa Senhora e a imagem de Jesus sob a marquise do acesso principal.
Segundo o padre Jorge Fortunato, a entrega da nova iluminação acontece em um dia importante para os fiéis, de celebração do nascimento, em 1531, da Padroeira de toda a América Latina e do Santuário. “A nova iluminação é um presente para todos. A luz cênica vai valorizar ainda mais a fachada e todos os devotos poderão ver de longe o Santuário iluminado, que indicará para nós o local em que está Nossa Senhora de Guadalupe e seu filho amado, Jesus das Santas Chagas”, disse o pároco.
Rosto da Cidade
A iniciativa faz parte do programa Rosto da Cidade, promovido pela Prefeitura para valorizar edificações históricas por meio de obras de restauro e de projetos de iluminação cênica de destaque. Com essa, são 81 os lugares públicos com iluminação cênica na cidade.
“Curitiba é uma cidade que se orgulha de sua rica história e arquitetura. A iluminação cênica da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe embeleza nosso centro histórico, mas também preserva a essência espiritual e cultural que molda nossa comunidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
O destaque na arquitetura do templo usando a luz foi o primeiro projeto de iluminação cênica da cidade a partir da parceria público privada com a empresa Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. Outros 59 espaços relevantes da cidade serão contemplados com iluminação cênica, ao longo dos próximos anos.
A microempresária Vanusa Jane Leopoldo ficou emocionada com o efeito da nova iluminação no santuário. “Esse local santo, tão especial para mim, para a nossa cidade, se torna ainda mais precioso com o efeito dessa iluminação que evoca à fé, ao mundo espititual, ao encontro com Jesus”, disse Vanusa.
Forma e elementos
Segundo Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras (Smop), para cada espaço um projeto luminotécnico é desenvolvido, para valorizar a forma e os elementos da arquitetura. No santuário, por exemplo, devido ao adensamento urbano, a verticalização ao redor da edificação, o desafio foi usar o jogo de luzes e sombras para atrair o olhar do observador ao templo e não aos anexos construídos posteriormente.
“A nova iluminação evidenciou o mosaico de Nossa Senhora de Guadalupe e a imagem de Jesus sob a marquise do acesso principal à igreja. Também ganharam destaque os vitrais ortogonais que compõem as ogivas das fachadas, e que contam através de orações a devoção dos fiéis à santa”, explica Malheiros.
Participaram da cerimônia de inauguração da nova iluminação pública o assessor do prefeito, José Dirceu de Matos; a secretária do gabinete do prefeito, Juliana Cruz Lima; o arquiteto do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Thales Sinhorini; o engenheiro eletricista da Smop, Hugo Tanno; e engenheira eletricista, Andrea Carneiro, da Concessionária Engie.