Greca entrega nova iluminação cênica no Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe em Curitiba

Greca entrega nova iluminação cênica no Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe em Curitiba

Nossa Senhora do Guadalupe
A inauguração da nova iluminação aconteceu durante a festa da padroeira da América Latina, organizada pela igreja

Como parte das festividades do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023, o prefeito Rafael Greca entregou à cidade no dia 12, terça-feira, a nova iluminação cênica da histórica Igreja Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, localizada na Praça Senador Correia, no Centro. A inauguração da nova iluminação aconteceu durante a festa da padroeira da América Latina, organizada pela igreja.

A ação da Prefeitura de Curitiba foi para preservar e destacar o patrimônio cultural e religioso da cidade. A edificação, inaugurada como Paróquia em 1967 e elevada à condição de Santuário em 2012, passou por uma restauração no ano passado. O Santuário recebeu novos vitrais, inscritos e catalogados no banco de dados da ONU (Organização das Nações Unidas) como de interesse histórico.

O local é um importante ponto de referência para os curitibanos, mas também para os peregrinos devotos à santa. Com esta iniciativa, a cidade reafirma seu compromisso em preservar e promover a rica herança histórica e cultural que contribui para a identidade de Curitiba.

Após assistir à missa em homenagem à padroeira, Greca falou aos fiéis que se reuniram no Santuário para festejar a nova iluminação.

“Que a luz acesa hoje no santuário resplandeça sobre a noite dessa cidade, desse hemisfério, nesse Brasil tão lindo, tão grande e tão querido, e irradie nos corações de todos o mais puro sentimento de amor, de virtude e de paz. Feliz Natal a todos”, disse Greca.

O prefeito destacou o prêmio de Cidade mais inteligente do mundo, recebido pela capital neste ano, em Barcelona, pelo conjunto de políticas sociais, ambientais e inovadoras para o desenvolvimento da capital.

“A cidade inteligente é a cidade que ama, que compreende que a luz nasceu para trilhar em lugar alto. E que a luz é mais alta do que a luz que há no céu, que foi ponteada pela estrela de Belém, a luz deste amor que é eterno, que se chama Jesus. Jesus seja a nossa luz, a luz dos Pinhais em Curitiba, a luz de todas e de todos, cada um de vocês”, completou o prefeito.

Elementos arquitetônicos

O projeto luminotécnico da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe foi cuidadosamente elaborado para realçar os elementos arquitetônicos e simbólicos do templo. Arcos, portas, janelas, nichos da fachada com forma ogival, mosaicos e vitrais foram iluminados de maneira a destacar a beleza única da arquitetura gótica.

Com 58 projetores monocromáticos, em LED, a iluminação na cor branca varia de temperaturas quentes a frias, proporcionando uma experiência visual envolvente. A iluminação cênica destacou o mosaico de Nossa Senhora e a imagem de Jesus sob a marquise do acesso principal.

Segundo o padre Jorge Fortunato, a entrega da nova iluminação acontece em um dia importante para os fiéis, de celebração do nascimento, em 1531, da Padroeira de toda a América Latina e do Santuário. “A nova iluminação é um presente para todos. A luz cênica vai valorizar ainda mais a fachada e todos os devotos poderão ver de longe o Santuário iluminado, que indicará para nós o local em que está Nossa Senhora de Guadalupe e seu filho amado, Jesus das Santas Chagas”, disse o pároco.

Rosto da Cidade

A iniciativa faz parte do programa Rosto da Cidade, promovido pela Prefeitura para valorizar edificações históricas por meio de obras de restauro e de projetos de iluminação cênica de destaque. Com essa, são 81 os lugares públicos com iluminação cênica na cidade.

“Curitiba é uma cidade que se orgulha de sua rica história e arquitetura. A iluminação cênica da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe embeleza nosso centro histórico, mas também preserva a essência espiritual e cultural que molda nossa comunidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

O destaque na arquitetura do templo usando a luz foi o primeiro projeto de iluminação cênica da cidade a partir da parceria público privada com a empresa Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. Outros 59 espaços relevantes da cidade serão contemplados com iluminação cênica, ao longo dos próximos anos.

A microempresária Vanusa Jane Leopoldo ficou emocionada com o efeito da nova iluminação no santuário. “Esse local santo, tão especial para mim, para a nossa cidade, se torna ainda mais precioso com o efeito dessa iluminação que evoca à fé, ao mundo espititual, ao encontro com Jesus”, disse Vanusa.

Forma e elementos

Segundo Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras (Smop), para cada espaço um projeto luminotécnico é desenvolvido, para valorizar a forma e os elementos da arquitetura. No santuário, por exemplo, devido ao adensamento urbano, a verticalização ao redor da edificação, o desafio foi usar o jogo de luzes e sombras para atrair o olhar do observador ao templo e não aos anexos construídos posteriormente.

“A nova iluminação evidenciou o mosaico de Nossa Senhora de Guadalupe e a imagem de Jesus sob a marquise do acesso principal à igreja. Também ganharam destaque os vitrais ortogonais que compõem as ogivas das fachadas, e que contam através de orações a devoção dos fiéis à santa”, explica Malheiros.

Participaram da cerimônia de inauguração da nova iluminação pública o assessor do prefeito, José Dirceu de Matos; a secretária do gabinete do prefeito, Juliana Cruz Lima; o arquiteto do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Thales Sinhorini; o engenheiro eletricista da Smop, Hugo Tanno; e engenheira eletricista, Andrea Carneiro, da Concessionária Engie.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress