quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Greca entrega as primeiras casas do Bairro Novo da Caximba em dia histórico para Curitiba

Greca entrega as primeiras casas do Bairro Novo da Caximba em dia histórico para Curitiba

Bairro Novo da Caximba
Sessenta famílias vão receber suas casas até o fim de julho. No total, 1.147 moradias vão formar o novo bairro no Sul da cidade

Na manhã do dia 3, quarta-feira, Curitiba testemunhou um marco transformador em sua história. O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel entregaram as primeiras 60 casas do Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo da Caximba, a maior intervenção socioambiental recente da cidade.

O evento, realizado em frente às novas moradias, marcou o início de uma grande transformação para as famílias que deixam de viver em situação de extrema vulnerabilidade social e ambiental na Vila 29 de Outubro para construírem seus futuros no bairro inteligente e sustentável que está sendo erguido pela Prefeitura de Curitiba.

De forma simbólica, quatro famílias receberam as chaves dos novos lares. As mudanças para as novas casas acontecerão em grupos, a partir de 9 de julho.

Greca destacou que o projeto é uma das estratégias do município para tornar Curitiba resiliente às mudanças climáticas, mas, fundamentalmente, para assegurar dignidade, segurança e qualidade de vida para milhares de famílias. Surgida em 2010, a Vila 29 de Outubro é uma ocupação irregular localizada na Área de Proteção Permanente do Rio Barigui e de Proteção Ambiental do Iguaçu.

“O lugar da antiga favela vai ser transformado em um jardim filtrante de copos de leite, de aguapés e plantas aquáticas para preservar os rios Iguaçu e Barigui, mas, sobremaneira, para livrar os mais necessitados dos efeitos das enchentes e das dificuldades de uma vida em área de ocupação irregular”, disse Greca.

Emocionado, ele relatou sua primeira visita à Vila 29 de Outubro, em 2016, fato que o motivou a, depois de 30 anos de sua primeira eleição como prefeito, voltar a disputar o cargo.

“O projeto existe para atender famílias de baixa renda, para livrar as famílias do risco climático. Livrar as famílias das noites de medo quando o rio começa a subir. Livrar as famílias da enchente, da peste e da dor e garantir vida com dignidade”, reforçou o prefeito.

 

Novos lares

Em clima festivo, com a participação da Família Folhas, do personagem Curitibinha, das crianças da Fanfarra da Escola Municipal Joana Raksa e da comunidade local, quatro famílias receberam simbolicamente as chaves dos novos lares. As mudanças das 60 famílias acontecerão ao longo de todo este mês e serão acompanhadas pela equipe do serviço social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

A dona de casa Mirian Pereira Martins falou em nome das famílias contempladas com as primeiras moradias. “É muita emoção, porque a conquista é grande e aguardada por muito tempo. Estamos todos começando um novo e bonito ciclo de vida”, disse Mirian.

Ela, o marido – que trabalha como servente nas obras do projeto – e os dois filhos contam os minutos para a mudança. “A oportunidade de ter uma casa nossa chegou ao mesmo tempo que o trabalho para meu marido e a esperança de um futuro bom para as crianças”, completou Mirian.

As moradias receberam bênçãos do padre Emmanuel Portela Cardoso, da Arquidiocese de Curitiba, do padre da Igreja São João Batista, José Carlos de Goes, e do pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, Paulo Cesar.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado da esposa, Paula Mocellin Slavieiro, destacou a capacidade da gestão de tirar do papel os grandes projetos, colocar em pé as grandes obras planejadas.

“O Bairro Novo da Caximba é um exemplo do nosso compromisso com os cidadãos de Curitiba, é o primeiro bairro inteligente e sustentável do Brasil. Estamos proporcionando moradia digna e qualidade de vida para essas famílias, transformando uma área degradada em um modelo de desenvolvimento urbano sustentável, demonstrando porque Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo“, afirmou Eduardo Pimentel.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress