A intenção é aprimorar o sistema de sanitário e a pavimentação, além de atuar na regularização fundiária
O Prefeito Rafael Greca e os vereadores Mauro Bobato e Oscalino do Povo estiveram, na sexta-feira, 10, definindo ações para melhorar a infraestrutura em bairros de Curitiba. A intenção é aprimorar o sistema de sanitário e a pavimentação, além de atuar na regularização fundiária. Também participou da reunião, o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Werneck Bonfim.
Na conversa, o vereador Mauro Bobato, que estava acompanhado do administrador regional do Bairro Novo, Fernando Werneck, levaram ao Prefeito demandas da região do Umbará. Um dos problemas do bairro é a ausência de redes coletoras de esgoto, em áreas mais distantes.
Uma das soluções apresentadas foi a utilização do sistema de RALFS (Reator Anaeróbio de Manto de Lodo e Fluxo), que são tanques de coleta e biodigestão dos resíduos sanitários. “Os Ralfs coletam o esgoto em tanques que, adicionados componentes, fazem o tratamento sanitário. Já fiz isso na gestão anterior, podemos fazer novamente”, afirmou Greca.
Na reunião Greca disse que pretende melhorar a malha viária da região, em especial a rua Nicola Pelanda e a estrada do Ganchinho. “Em breve, vamos reativar a Usina de Asfalto da Prefeitura de Curitiba e com esta produção vamos levar asfalto de qualidade para a estrada do Ganchinho”, disse o Prefeito.
FANNY E VILA LINDÓIA
O vereador Oscalino do Povo disse ao Prefeito que já começou um trabalho de manutenção na região do Fanny e Lindóia. “A Prefeitura voltou a ser presente nos bairros, com os serviços sendo prestados para todos”, disse o vereador. Um dos pedidos de Oscalino foi a regularização fundiária e ampliação do número de moradias populares na região do Fanny e Lindóia, que devem ser acompanhadas com novos equipamentos públicos. “É preciso planejar escola, posto de saúde, transporte e tudo que for preciso para atender essas pessoas.
Não apenas fazer ou regularizar as moradias”, ressaltou o prefeito quanto a amplitude necessária do projeto. Oscalino sugeriu a participação de estudantes universitários na elaboração dos estudos e participação no processo habitacional. A ideia agradou o prefeito. Por fim, foi proposto um dia de ação social, integrando diversos órgãos e secretarias com serviços gratuitos, no campo de futebol do Villa Fanny, evento que será planejado em parceria com a prefeitura para o mês de maio.