Um almoço oferecido na quarta-feira (5/6) pelo prefeito de Buenos Aires, Jorge Macri, marcou a agenda de trabalho do prefeito Rafael Greca à capital argentina. Greca permanecerá em missão econômico-cultural no país vizinho até o próximo sábado (8/6).
Acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, o prefeito de Curitiba foi recebido por Macri e sua equipe na Casa de Governo – a expressão usada pelos argentinos para designar a Prefeitura. O espaço, observou Greca, “é um colossal prédio do arquiteto inglês John Foster e que era para ter sido sede do Banco de La Nacion Argentina”.
Inspirados pela data do encontro, que coincidiu com o Dia Mundial do Meio Ambiente, os dois prefeitos conversaram sobre mudanças climáticas, além de planejamento urbano, mobilidade elétrica e possibilidades de cooperação internacional.
“Buenos Aires já nos copiou no modelo dos corredores BRT para o transporte público e, agora, começa a trilhar os caminhos da eletromobilidade”, disse Greca.
Presente com arte
Greca presenteou Macri com a réplica de uma escultura do artista paranaense João Turin, expoente do Paranismo. O prefeito portenho, que é primo do ex-presidente argentino Maurício Macri, está no cargo desde dezembro passado.
Também participaram do evento o secretário-geral de Governo, Fúlvio Pompeo; o chefe do Gabinete de Ministros, Gabriel Zinny; o secretário de Assuntos Estratégicos, Guilhermo Romero; a secretária de Relações Internacionais, Ana Ciut; e o chefe de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.