O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, apresentou ao secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tadeu Alencar, a Muralha Digital, o cerco de segurança com videomonitoramento implantado pela Prefeitura de Curitiba e que tem ajudado a reduzir crimes na cidade. A visita foi no dia 14, sexta-feira, e contou também com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
“Para a honra de Curitiba, o secretário nacional de Segurança Pública foi designado pelo ministro Flávio Dino para vir comigo conhecer a Muralha Digital de Curitiba e todos os dispositivos de segurança que a cidade pode oferecer, não só no caso das escolas, mas de todos os logradouros da cidade”, disse Greca ao apresentar o Centro de Controle Operacional (CCO) da Muralha Digital.
Diferentes possibilidades
Na visita, Greca mostrou as diferentes possibilidades que a tecnologia da Muralha permite, desde o monitoramento de ruas da cidade, unidades escolares, prédios públicos e praças, como também suas ferramentas, como o reconhecimento facial e o botão do pânico para mulheres vítimas de violência.
“Fiquei feliz de acompanhar o prefeito Rafael Greca e conhecer a Muralha Digital, uma experiência inovadora, com uma tecnologia que monitora a cidade permitindo intervenção rápida e imediata, o que é fundamental na segurança pública. Nós precisamos aprender com as boas práticas e Curitiba, é uma cidade que tem o que mostrar ao Brasil”, disse o secretário nacional.
Participaram da visita à Muralha Digital os secretários municipais Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito), Alexandre Jarschel de Oliveira (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação) e Maria Sílvia Bacila (Educação), além do comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior.
Muralha Digital
A Muralha Digital é composta por um sistema de 1,9 mil câmeras de vigilância que monitoram vários locais da capital com grande circulação de pessoas. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.
O videomonitoramento realizado pela Muralha se mostrou eficiente para ajudar na prevenção de crimes. Nos locais onde as câmeras estão foi registrada uma redução de 40% na criminalidade, de acordo com a Prefeitura.